17.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaMau tempo: Capitania do Porto de Caminha lança alerta à população

Mau tempo: Capitania do Porto de Caminha lança alerta à população

A Capitania do Porto de Caminha, órgão local da Autoridade Marítima Nacional, lançou esta sexta-feira um alerta “a toda a comunidade marítima e a população em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas”, para a previsão de agravamento das condições meteo-oceanográficas até ao final do dia deste sábado.

“Chama-se a atenção para a previsão de ondulação de noroeste, que apresentará um período largo, o que significa que transportará bastante energia, podendo atingir os 5 metros de altura durante este período. Prevê-se ainda a ocorrência de rajadas de vento que poderão atingir os 80 km/h do quadrante noroeste”, avisa a Capitania.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional reforça a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que, devido a este agravamento, deverão ser consideradas medidas deprevenção por todos aqueles que se encontram ou frequentam as áreas junto à orla costeira.

“Recomenda-se o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações, quer nos fundeadouros do rio Minho, quer no portinho de Vila Praia de Âncora, evitando navegar até que as condições meteorológicas melhorem”, apela aquela autoridade.

“Aconselha-se muito particularmente os pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras e ribeirinhas, “aconselha-se que se abstenham da prática de passeios perto da zona de rebentação, nas praias e nas zonas de pedra e rocha junto à orla costeira, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”, recomenda a Capitania.

“Alerta-se também para a necessidade de precaver a proteção das infraestruturas, tais como bares e restaurantes, que estarão mais vulneráveis no caso de se verificarem galgamentos. É vital ter presente que, nestas condições, o mar poderá alcançar zonas que, aparentemente, parecem seguras”.

As barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora deverão manter-se fechadas até ao final do dia deste sábado.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares