Mário Lúcio, reconhecido autor da cultura cabo-verdiana, escritor e músico, ex-ministro da Cultura e Artes de Cabo Verde, vem abrir a programação do ciclo da Polinização com concerto na sexta-feira 1 de Outubro, pelas 21h30 no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Cantor, compositor, escritor e pensador. Mário Lúcio é uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana, tanto local como internacionalmente. Compondo nos principais estilos de música de Cabo Verde, como Morna, Funaná, Batuque e Coladeira, as músicas e arranjos assinados por Mário Lúcio encontram-se numa grande variedade de álbuns. Tem sido cantado e gravado por diversos cantores emergentes e consagrados no país, como Cesária Évora, Mayra Andrade, entre outros, bem como por artistas do Brasil, Portugal, França e Itália. A permanente pesquisa de Mário Lúcio dá à música tradicional cabo-verdiana um novo ar de modernidade, poesia e originalidade. A par da sua carreira musical, foi Ministro da Cultura de Cabo Verde, de 2011 a 2016, e é o escritor mais premiado do país internacionalmente, contando com diversas distinções honrosas e prémios pelo seu legado artístico.
No sábado 2 de Outubro também no Centro Cultural de Paredes de Coura, pelas 21h30, Rodrigo Romani Trio vem da Galiza dar o segundo concerto deste fim-de-semana.
Rodrigo Romaní é harpista folclórico, músico, professor e produtor discográfico. Entrou no mundo da música profissional como parte do Movemento Popular dá Canción Galega na segunda metade dos anos 70. Na mesma década, foi um dos fundadores do grupo de folk Milladoiro, que recebeu reconhecimento a nível mundial pela sua extensa discografia e prémios internacionais. Criou o Departamento de Música Tradicional da Universidade Popular, atual Escola Municipal de Música Folk e Tradicional (ETRAD), que foi o primeiro centro educativo em Espanha a relacionar os instrumentos da tradição oral com as recentes recriações urbanas de música popular. No início do século XXI criou, juntamente com outros mestres da ETRAD, a primeira Orquestra Folclórica de Espanha, SonDeSeu. Em 2014 criou o Festival Internacional Noia Harp Fest, do qual é actualmente director artístico.
A sua discografia a solo começa em 2001 e desdobra-se em múltiplos projectos, nomeadamente a formação Rodrigo Romaní Trio, com a harpista Beatriz Martínez, sua ex-aluna e membro da orquestra SonDeSeu, e o percussionista Anxo Xesteira, que traz ao trio uma concepção contemporânea de percussão acústica combinada com percussão eletrónica.
Para fechar o fim-de-semana, a matinée de Domingo 3 de Outubro pelas 17h30 no Museu Regional de Paredes de Coura acolhe as “Segue-me à Capela”
Levar e trazer. Deitar e levantar. Limpar e sujar. Dobrar e estender. Semear e colher. Prevenir e esperar… E repetir tudo sem rendição ao cansaço – as vezes que forem necessárias – pelas gerações que servirem de eco. Na linha estreita que tem sobrado às mulheres para existir ao longo dos tempos, entre um afazer e o seu oposto, desenrolou-se um novelo melódico para aligeirar tudo, fazendo acompanhar o tudo e o nada de palavra cantadas. Calhou-nos, por sorte, ser herdeiras dessa riqueza tamanha. Hoje, o canto das mulheres, que tão densamente povoa o nosso património tradicional, parece desgarrado do seu propósito funcional mas não deixa de nos ser íntimo – um embalo ou a harmonia das vozes de mulheres que se juntam para manifestar a fé ou para manter a Terra a girar com o suor dos seus corpos.
Segue-me à Capela trabalha uma perspectiva da música tradicional portuguesa construída a partir da voz enquanto instrumento de construção de ambientes sonoros do trabalho, da romaria, da folia. O repertório é constituído por cantares tradicionais recolhidos por Michel Giacometti, José Alberto Sardinha e GEFAC. Todos os instrumentos de percussão utilizados pertencem à cultura popular portuguesa, assumindo especial protagonismo o adufe, instrumento tradicional feminino da Beira Baixa.
Como habitualmente o fim-de-semana fica composto com mais duas actividades, uma caminhada e uma oficina de danças do mundo
Mais informações em: https://www.ciclodepolinizacao.paredesdecoura.pt/