24.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaManuel Vilares: "Se a ajuda prometida não chegar rapidamente, o Lar vai...

Manuel Vilares: “Se a ajuda prometida não chegar rapidamente, o Lar vai enfrentar uma situação muito complicada”

121081493_637922813780780_4030527485459629940_nOito dias após a realização dos testes que revelaram a existência de um surto de Covid 19 no Centro de Bem Estar Social de Seixas, e que já tirou a vida a dois utentes, o Jornal C entrevistou o presidente da direção Instituição, Manuel Vilares, que nos fez o ponto da situação em relação a este surto.

Na entrevista, o dirigente que é também profissional de saúde, falou do estado de espírito dos utentes e revelou muitos receios em relação à capacidade do Lar em conseguir dar resposta às necessidades dos utentes. Com 9 funcionárias infetadas e 5 de baixa médica, não se avizinham tempos fáceis nesta instituição que prima pela excelência do serviço prestado aos idosos.

A forma como a comunidade tem reagido a este Surto de Covid 19 foi outro dos aspetos referidos por Manuel Vilares.

O presidente da direção chama a atenção para o facto de ter sido a comunidade a infetar o Lar e não o contrário, referindo que as grandes vítimas de tudo isto são os idosos.

Segundo o dirigente estamos perante uma pandemia que afasta as pessoas e não estamos a saber lidar bem com isso… Manuel Vilares acrescenta que devemos ter cuidados, sim, mas não devemos hostilizar as pessoas que ali trabalham

 

A exaustão das equipas que estão neste momento ao serviço do Lar e a falta de funcionários suficientes para substituírem essas mesmas equipas é outra das grandes preocupações.

Se entretanto a ajuda solicitada não chegar, Manuel Vilares não tem dúvidas que o Lar de Seixas irá enfrentar uma situação muito complicada.

Apesar da consciência de que uma situação destas podia ocorrer, Manuel Vilares confessa que não esperava de tantos infetados. Valeu a rápida decisão da direção em testar toda a gente. Se não o tivessem feito, Manuel Vilares acredita que a esta altura o Lar estaria todo infetado.

Para conter ao máximo este surto, a instituição vai continuar a testar quer os utentes quer os funcionários.

Ao decidir testar todos os funcionários e utentes a Instituição assumiu um compromisso de cerca de 10 mil euros mas entretanto o Serviço Nacional de Saúde já disse que irá pagar os testes.

Relativamente ao estado de espírito dos utentes, Manuel Vilares diz que alguns é de revolta, outros de compreensão. “Há reações diversas…” explica.

A entrevista com Manuel Vilares, presidente da direção do Centro de Bem Estar Social de Seixas, uma instituição que tem vivido dias complicados desde que na passada semana foi detectado um surto de Covid 19 que infectou mais de metade dos utentes e ainda 9 funcionárias.

120946681_4518679834839961_8925082839603227527_n

 

 

 

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares