10.7 C
Caminha Municipality

Mais de 400 mil euros na promoção do sucesso escolar – School4All Arcos de Valdevez

Data:

A pensar nos níveis do insucesso escolar das escolas, as quais exigem que se desenhem estratégias eficazes de combate ao insucesso escolar, centradas e contextualizadas nos problemas locais e nas situações especificas de exclusão, foi criado o projeto “School4All Arcos de Valdevez”. Promovido pelo Município de Arcos de Valdevez em parceria com os grupamento de Escolas Valdevez, e que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Com uma duração previsível de três anos (2018/2020), este projeto pretende desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem os alunos a melhorar as suas aprendizagens, através da realização de um conjunto de atividades integradas em 5 grandes ações, nomeadamente a Terra Educa: O caminho para a sustentabilidade; Criarte – Promoção do Espirito criativo no Alto Minho; Oficinas Criatividade Himalaya; Sala de Aula do futuro e Equipa multidisciplinar.
A ação Terra Educa: O caminho para a sustentabilidade: visa desenvolver um conjunto de atividades de divulgação, partilha e boas práticas para a sustentabilidade, associadas às manifestações do património imaterial, cultural e natural. Recentemente foi autorizada a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços pelo preço base de 63.180,00 Euros.
Existe a necessidade de assegurar o desenvolvimento, em parceria com as escolas do concelho de Arcos de Valdevez, de um conjunto de atividades de divulgação e partilha de boas práticas para a sustentabilidade, associadas às manifestações do património imaterial, cultural e natural, enquadradas na ação “TERRA EDUCA: O caminho para a sustentabilidade”.
A ação Criarte – Promoção do Espírito criativo no Alto Minho propõe fomentar atividades que valorizem o espírito criativo e inovador, orientado para a valorização económica dos recursos culturais e criativos da região. Neste âmbito também já foi autorizada a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços, pelo valor base de 33.540,00 Euros.
Esta aquisição de serviços visa o desenvolvimento de atividades no âmbito do projeto CRIARTE, com incidência nas Atividades de Expressão Musical e Expressão Plástica nos JI municipais, a criação de um Ex-Libris e Oficinas de Escrita Criativa com o total de alunos do Ensino Secundário, ambas incluídas no centenário do escritor Teixeira de Queirós.
Por outro lado, através das Oficinas Criatividade Himalaya, cujo investimento é de 176 mil euros, propõe-se criar um espaço dedicado à educação e à experimentação, ao conhecimento e à divulgação da ciência e da cultura científica.
A Sala de Aula do futuro visa equipar a escola com uma sala de aula moderna, apetrechada de equipamento e tecnologias avançadas, que permitam criar um ambiente onde se potenciará e acelerará as aprendizagens. O Município também já autorizou a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços, pelo preço base de 47.717,00 Euros.
O objetivo é o fornecimento e montagem de equipamentos integrados no projeto Sala de Futuro- SCHOOL 4 ALL. Esta sala é um espaço de aprendizagem e ensino enfocado nas perspetivas de novo espaço físico, recursos, mudança de papéis de alunos e professor e apoio a diferentes estilos de aprendizagem. Visa criar áreas de trabalho, aprendizagem, iteratividade e participação dos alunos, criação multimédia, áreas de trabalho em equipa e de aprendizagem informal.
Por último, a Equipa multidisciplinar visa criar uma equipa de profissionais habilitados que assegurem o acompanhamento dos alunos, que revelam maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco e absentismo escolar.
Em reunião de Câmara também foi autorizada a abertura de concurso para a aquisição de serviços para o fornecimento de Recursos Humanos, pelo valor base de 37.172,00 Euros.
O Objetivo é a contratação de um Técnico Superior de Serviço Social, para assegurar 24 meses de colaboração articulada com o Agrupamento de Valdevez no âmbito do referido projeto.
A Autarquia vê a Educação como o pilar de uma sociedade de forma que desenvolve esforços no sentido de dar um futuro melhor a todos e a todas arcuenses, e, pretende com estas ações criar uma escola mais inclusiva, com igualdade de oportunidades para todos e com menos abandono escolar.

Este projeto insere-se na Operação “SCHOOL4ALL – ARCOS DE VALDEVEZ” a qual é cofinanciada pelo FEDER, Programa Operacional NORTE2020, Portugal2020, e conta com um Investimento Elegível de 438.687,00€ e Comparticipação Comunitária de 372.883,95.

O projeto SCHOOL4ALL – ARCOS DE VALDEVEZ, visa essencialmente a promoção do sucesso educativo e o combate ao insucesso escolar, com base num a ação concertada entre os diversos atores locais, desde logo, a escola, a família, a comunidade, a autarquia, os responsáveis políticos e os diversos parceiros sociais

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...