Em Caminha, as pessoas podem escolher o que fazer com os seus impostos, através do Orçamento Participativo. A votação estão 14 projetos e a possibilidade de escolha termina a 11 de fevereiro.
Recorda-se que o Orçamento Participativo de Caminha assenta num modelo de participação inovador, através do qual os participantes apresentaram propostas e decidiram os projetos que consideram ser os mais prioritários, até 180 mil euros, ou seja, a verba contemplada no Orçamento Participativo correspondente ao valor de IRS que os munícipes do concelho pagaram durante o ano de 2015.
Assim, até ao dia 11 de fevereiro as pessoas podem escolher entre 14 projetos que dizem respeito às freguesias de Gondar e Orbacém, Arga, Lanhelas, Seixas, Venade e Azevedo, Argela, Riba de Âncora, Âncora, Vila Praia de Âncora e Caminha e Vilarelho.
A votação está aberta a todos os cidadãos maiores de 16 anos que possuam uma relação com o concelho e que tenham interesse no seu desenvolvimento (residentes ou não no concelho).
A votação é presencial e está a decorrer na Câmara Municipal de Caminha, de segunda a sexta-feira e ao sábado da parte da manhã, e no Gabinete de Apoio ao Munícipe em Vila Praia de Âncora, de segunda a sexta-feira. Mas a Câmara Municipal também está a percorrer as freguesias do concelho, com uma viatura itinerante.