22 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 16 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoLinha de muito alta tensão ameaça Alto Minho

Linha de muito alta tensão ameaça Alto Minho

8 dos 10 municípios do Alto Minho estão na rota de uma linha de muito Alta Tensão  de 400 kilowatts, que vai ligar Vila do Conde a Espanha. Apenas Caminha e Ponte da Barca não serão atravessados por esta linha de electricidade que está a preocupar autarcas, populações e ambientalistas. É que o impacto na saúde das populações e na fauna local poderá ser significativo.

Segundo o estudo de impacto ambiental que está em consulta pública até ao dia 13 de Fevereiro, a construção desta linha em território de 8 municípios da região: Monção, Melgaço ; Valença; Paredes de Coura; Vila Nova de Cerveira; Viana do Castelo e Ponte de Lima poderá levar à extinção de aves migratórias no Alto Minho, que serão obrigadas a alterar a sua rota.

A vice-presidente da Câmara de Monção, Conceição Soares, fala também no perigo do desaparecimento do lobo, uma espécie em vias de extinção que subsiste na região, e no impacto que esta linha de muito alta tensão poderá ter na saúde das pessoas.

A vice-presidente da Câmara admite que os autarcas locais estão alarmados.

Esta linha de muito alta tensão que vai ligar Vila do Conde a Fonte Fria, na Galiza, é a linha mais potente que passa em Portugal. Se por cá, os autarcas e as populações estão agora a tomar conhecimento do projecto, em Espanha a empreitada está a gerar muita contestação.

Em Monção, que juntamente com Paredes de Coura e Ponte de Lima, será dos concelhos mais afectados no Alto Minho por esta linha de muito alta tensão, a autarquia local está ainda a avaliar o estudo de impacto ambiental para decidir se contesta ou não o projecto, apesar da vice-presidente, Conceição Soares, não esconder a sua preocupação:

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares