A JSD Alto Minho congratulou o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) pelas medidas tomadas e pela lucidez no que respeita ao adiamento do início das aulas. Porém, alerta para um eventual cenário de surto de Covid-19 nas residências – e os restantes locais de alojamento fixados pelo IPVC – e para a necessidade de atenção e preparação da instituição, à semelhança do que se verifica no plano de contingência para os espaços lectivos.
Segundo o presidente da JSD Alto Minho, José Lago Gonçalves, foi contactada a Federação Académica do IPVC que esclareceu “o Plano de Contingência elaborado pela direção do IPVC, e que já teria sido dado a conhecer aos representantes estudantis, prevendo medidas específicas relativamente ao alojamento e às cantinas”.
Ana Inês Pereira, que reuniu com a Federação Académica referiu que “foi comunicado aos estudantes o alargamento da resposta a nível de alojamento, fora das estruturas residenciais, pretendendo manter a mesma oferta, tendo para o efeito estabelecido protocolos com a MOVIJOVEM, entidade gestora das Pousadas da Juventude, a possibilidade dos estudantes do IPVC, em condições especiais, poderem utilizar as Pousadas de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Ponte de Lima”. No que respeita às cantinas, “estas funcionarão em horários desfasados entre turmas, funcionando também com serviço de takeaway”, revelou ainda.
José Lago Gonçalves salientou que “a JSD congratula o IPVC por estas medidas”, mas “precisamos de preparar o cenário de um eventual surto” e apela a que “o IPVC esteja atento a esta eventualidade”.
Pela nossa parte “iremos continuar atentos às preocupações dos estudantes fixados no distrito de Viana do Castelo, reiterando que não poderão ser esquecidos aqueles que são beneficiários de apoios sociais e que, por via das restrições que venham a ser impostas, possam sair prejudicados”, concluiu José Lago Gonçalves.