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Sábado, 5 Outubro, 2024
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Jovem Vianense recebe prémio de melhor desenho de investigação

Sara Soares – natural de Ponte de Lima, Viana do Castelo, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora no Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) – acaba de ser galardoada com o Prémio Santander Universidades Idea Puzzle®, iniciativa que todos os anos oferece dois prémios de mil euros – um em Portugal e outro no estrangeiro – ao melhor desenho de investigação de doutoramento criado com o software Idea Puzzle®.
 
O desenho de investigação premiado pelo Santander Universidades, na edição deste ano, em Portugal, visa compreender o modo como determinadas situações de adversidade na infância condicionam a saúde durante os primeiros anos de vida.
 
“Atualmente, sabe-se que a exposição a situações de adversidade, como, por exemplo, a pobreza, violência (maus tratos e bullying) ou crescer em contextos de disfunção familiar estão associados a piores resultados em saúde. Esta adversidade pode afetar o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como determinados parâmetros biológicos, como os marcadores de inflamação e metabólicos que estão associados a maior probabilidade de doença na idade adulta”, explica Sara Soares. “No entanto, não se percebe ainda se a exposição à adversidade tem um efeito cumulativo ao longo da vida ou se, por outro lado, os seus efeitos são incorporados biologicamente logo no período da infância. E este é precisamente o objetivo da minha investigação”, acrescenta a jovem Vianense.
 
Para explorar as consequências da adversidade social na saúde infantil, o projeto, que contou com a orientação de Sílvia Fraga, vai utilizar informação dos participantes da Geração XXI, uma coorte de nascimento que acompanha mais de 8 mil crianças e as suas respetivas famílias, desde 2005, fazendo uso dos dados recolhidos durante os momentos da gravidez, do nascimento das crianças, e das avaliações que ocorreram aos 4, 7 e 10 anos de idade.
 
O trabalho criado com recurso ao software Idea Puzzle® – o qual visa permitir a construção de um projeto de investigação coerente do ponto de vista da Filosofia da Ciência – permitiu à investigadora obter uma visão holística do seu projeto de investigação e “também considerar inúmeras questões filosóficas e conceptuais que, nesta fase inicial de implementação do projeto, não tinham sido ainda alvo de reflexão”.
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