O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho acaba de solicitar uma reunião urgente com o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, para que seja declarada urgência da candidatura de construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo.
José Maria Costa pretende assim que o tema seja evidenciado pela tutela, uma vez que o Alto Minho é responsável por 1,3 mil milhões de euros em exportações contra 800 milhões em importações e, neste espaço territorial e em particular em Viana do Castelo, estão a instalar-se diversas empresa para exportações e é urgente melhorar as condições logísticas de entrada e saída de matérias-primas e bens transacionáveis através do porto de mar.
De sublinhar também que estão a ser instaladas novas empresas nas zonas industriais de Viana do Castelo, designadamente do sector automóvel, cuja produção é totalmente dedicada à exportação, pelo que as acessibilidades são fundamentais para aumentar e reforçar a competitividade da região face aos novos desafios de criação de emprego e dinamização económica da região.
De lembrar que, recentemente, também a Comunidade Portuária de Viana do Castelo reiterou a importância da construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo. O projeto dos acessos ao porto de mar está concluído desde 2000, orçando em cerca de 8 milhões a sua execução, sendo uma das grandes reivindicações da Comunidade Portuária, que reitera de novo a sua importância.