21.4 C
Caminha Municipality
Domingo, 14 Julho, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaJosé de Guimarães e Arlindo Silva até Abril em Guimarães

José de Guimarães e Arlindo Silva até Abril em Guimarães

É já no próximo sábado 25 de Janeiro que os espaços expositivos do Palácio Vila Flor e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães em Guimarães vão acolher novas exposições.

No Palácio Vila Flor estará o trabalho de Arlindo Silva com o título “Coração e Cinzas”. Esta exposição vem colmatar uma evidente lacuna no panorama das artes em Portugal, reunindo sem uma orientação retrospectiva, um número expressivo de trabalhos.

As pinturas de Arlindo Silva: pessoas do seu círculo de relações captadas em instantâneos algo inesperados, “anti-retratos” que “negam a tradicional pose das figuras retratadas, perpassam uma atitude desafectada e discreta, que é também transversal ao seu percurso artístico e humano.”

Provas de Contacto” de José de Guimarães, estará no Centro Internacional das Artes José de Guimarães e revela um segmento do trabalho, pouco conhecido cobrindo um arco temporal de mais de quarenta anos: um conjunto muito diversificado de trabalhos que dão corpo a uma incessante produção de imagens realizadas por transferência.

Seja em torno de métodos tradicionais da gravura, seja de práticas menos convencionais, como o stencil, José de Guimarães desenvolve desde o princípio dos anos 60 até aos dias de hoje uma incansável pesquisa que concilia experimentação material, rigor formal e um vocabulário de formas que permanentemente convoca a mestiçagem como conceito central da sua obra.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares