O deputado socialista Jorge Fão apresentou um requerimento na Assembleia da República sobre o processo da venda do navio Atlântida.
Fão diz que se trata de mais um desastroso episódio de uma triste novela que constitui a danosa gestão do dossier Estaleiros Navais de Viana do Castelo por parte do atual governo.
O armador grego não pagou os quase 13 milhões de euros que tinha proposto para a compra do Atlântida, navio que o Governo dos Açores encomendou e depois rejeitou.
Como os gregos falharam o pagamento da embarcação, o Estado português deverá agora optar pela proposta da empresa de Mário Ferreira, segunda classificada no concurso público.
Jorge Fão diz que o procedimento de venda do navio não foi devidamente salvaguardado por parte da entidade adjudicante quando não exigiu qualquer garantia por parte dos concorrentes, nem tão pouco acautelou eventuais incumprimentos.
Para o deputado socialista este processo é um falhanço completo. O comprador desapareceu, não pagou os cerca de 13 milhões de euros e agora o navio será vendido ao segundo classificado do concurso, sem se saber ainda exactamente por que valor. Agora , vai pedir explicações ao Ministro da Defesa através de um requerimento enviado à Assembleia da República.