26.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaJazz em Paredes de Coura no próximo fim-de-semana

Jazz em Paredes de Coura no próximo fim-de-semana

O Ciclo de Polinização Musical é o encontro derradeiro entre a música e Paredes de Coura. São 9 fins de semana temáticos dedicados à música clássica, jazz e tradicional.
O oitavo fim de semana é dedicado ao jazz e decorre entre 8 e 10 de Outubro.

Os três concertos previstos irão decorrer no interior, no Centro Cultural de Paredes de Coura na sexta-feira dia 8, com os Puzzle 3 “D” pelas 21h30, no sábado, dia 9, cabe ao quarteto do João Pedro Brandão, num cinema-concerto da “Trama no Navio”, pelas 21h30 e domingo será a vez do Miguel Ângelo vir apresentar a “Dança dos desastrados” numa matinée às 17h30.

O enigmático trio Puzzle 3 apresenta o seu primeiro álbum “D” pelo Carimbo Porta-Jazz. Pedro Neves, João Paulo Rosado e Miguel Sampaio são 3 músicos recorrentes no catálogo do Carimbo e no meio jazzístico português, e propõe-se aqui, com este dinâmico e orgânico trio, completar e descodificar o puzzle das suas afinidades e cumplicidades musicais.

João Pedro Brandão, saxofonista e compositor português que se move no limbo entre a música escrita e a improvisação livre, reúne em “Trama no Navio” um grupo inédito de músicos com personalidades musicais fortes e singulares. Estes músicos juntam-se a Brandão para construir uma viagem num universo próprio, onde nitidamente emergem profundas afinidades pessoais e musicais, partindo da peça que escreveu para a Orquestra Jazz de Matosinhos musicar a 2ª parte do filme russo “O Couraçado Potemkin” (1925), de Sergei Eisenstein. Segundo Brandão, este desafio de compor a música para uma das partes deste clássico do cinema suscitou “a vontade de estender o desafio para além do filme” e de “querer reinterpretar a música no contexto de uma formação mais pequena, logo mais livre, apropriando-se da sua narrativa”, algo que culminou com a gravação daquele que foi o derradeiro disco do Carimbo Porta-Jazz, em 2020. Um dos principais mentores da Porta-Jazz, João Pedro Brandão está envolvido em inúmeros projetos aclamados pela crítica, constando invariavelmente nas listas de melhores discos nacionais de jazz. Esta apresentação ao vivo de “Trama no Navio” terá a participação da Alexandra Almeida, em interação música / video.

Depois de ter lançado “Branco” em 2013, álbum de estreia do grupo, e o disco “A vida de X”, em 2016, o quarteto liderado pelo contrabaixista e compositor Miguel Ângelo promove agora o terceiro trabalho do grupo – “Dança dos Desastrados”. Mantendo a formação em quarteto com os seus habituais companheiros – João Guimarães no Saxofone Alto, Joaquim Rodrigues no Piano e Marcos Cavaleiro na Bateria – o novo álbum é a continuidade do trabalho e da maturação do compositor e do grupo, que se apresenta mais criativo e inspirado. Baseado em possíveis Danças Tradicionais, reais ou imaginárias, esta é a proposta do grupo de música para escutar, sentir e dançar, mesmo para os mais “desastrados”.

Ainda no sábado será possível participar numa oficina de jazz Com André B. Silva e Pedro Neves na Caixa de Música e no domingo de manhã participar na caminhada.

Entrada gratuita e limitada à lotação dos espaços. Consoante as condições meteorológicas, os concertos podem sofrer alteração de local.

Mais informações em https://www.ciclodepolinizacao.paredesdecoura.pt/

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares