8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoPonte de Lima“Jardim Zoológico de Vidro”, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima

“Jardim Zoológico de Vidro”, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima

Um espectáculo brilhante é apresentado na noite de sexta-feira, 8 de Dezembro, às 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima.

Trata-se de Jardim Zoológico de Vidro, texto de Tennessee Williams, pela Companhia Artistas Unidos e com encenação de Jorge Silva Melo, encenador de relevo no panorama teatral português.

Jardim Zoológico de Vidro foi o primeiro êxito de Tennessee Williams na Broadway. Trata-se de uma peça exemplar, sobretudo quando se pretende ficar a conhecer o modo como o autor traduz as disfunções da sociedade por meio de crises pessoais e familiares. Neste caso, descreve-se a história de Amanda, mãe de Tom e Laura, abandonada pelo marido e empenhada em encontrar um pretendente para a filha aleijada. Tom, por sua vez, é o sustento da mãe e da irmã, e trabalha, contra o seu desejo, num armazém de calçado, mas nos tempos livres escreve poemas nas tampas das caixas de sapatos que vende.

Tom, é um “poeta num mundo prosaico, que se refugia na sua escrita, para se abstrair das verdades dolorosas da sua existência, num apartamento delapidado na cidade de St. Louis”.

A peça decorre na década de 1930, quando os Estados Unidos vivem a Grande Depressão.

Numa família de parcos recursos, Laura esconde-se no mundo íntimo da sua colecção de pequenas figuras de animais de vidro, e Amanda deposita toda a expectativa na recuperação da família no casamento de Laura com um dos colegas de Tom, Jim O`Connor, personagem desempenhada por Guilherme Gomes.

À sua maneira, todos perseguem uma vida à medida dos seus sonhos. Helena Simões, no Jornal de Letras, fala de “uma colecção rara e excepcional de quatro actores” e de “uma encenação delicada e inspirada de Jorge Silva Melo”.

“Derrotados, sim, abandonados, sem hipótese, deixados para trás, com a electricidade cortada e contas por pagar, vencidos: mas estes são os invencíveis, esses sonhadores que Tennessee Williams cantou.” (Jorge Silva Melo)

O elenco é composto por Isabel Muñoz Cardoso, João Pedro Mamede, nomeado na categoria Melhor Actor nos Globos de Ouro 2017 com o presente espectáculo, Guilherme Gomes e Vânia Rodrigues.

Bilhetes disponíveis na bilheteira do Teatro Diogo Bernardes (3,00€). Para mais informações contacte através do email teatrodb@cm-pontedelima.pt ou pelo telefone 258900414.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares