Artista do Jazz portuense actua no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima no próximo dia 7 de Março de 2014 às 21h30.
Isabel Ventura é um nome já sobejamente conhecido no panorama do jazz nacional com concertos um pouco por todo o país. Concretizou um dos seus sonhos, a gravação do seu primeiro CD “Encontro em Dois Momentos”. Recente trabalho em nome próprio e que foi apresentado no dia 27 de Fevereiro de 2013 no espaço de intervenção cultural “Maus Hábitos” no Porto. Um projecto arrojando, dado que cantar jazz em português não é para qualquer um, juntando a estes, alguns standards clássicos do jazz, todos os temas com novos e belos arranjos da autoria de um pianista de eleição como é o Marco Figueiredo.
A banda é composta por 4 elementos (Isabel Ventura – voz, Marco Figueiredo – piano, José Carlos Barbosa – contrabaixo e Michel Marques – bateria) os mesmos elementos que estiveram na gravação deste primeiro álbum já elogiado por José Duarte nos seus “5 minutos de jazz.
Isabel Ventura iniciou a sua actividade musical nos anos 80, ingressando no grupo Photograph, tendo colaborado mais tarde em bandas como os GNR e os Ban. Em 91 é convidada por Pedro Abrunhosa a integrar o grupo Máquina do Som, projecto que estaria na base dos actuais Bandemónio. O seu interesse por cantoras como Billie Holiday, Sarah Vaughan, Dee Dee Brigdewater e Dianne Reeves , atraem-na definitivamente para o Jazz. Participa com alguma frequência em diversas Jam-sessions e concertos com Carlos Azevedo, Paulo Barros, Paulo Gomes, Ricardo Fabini, aumentando assim o seu gosto pela música improvisada. Decide, então, formar o seu próprio grupo. Desde essa altura tem actuado por todo o País em diversos eventos ligados ao Jazz, destaque para o 4º ciclo de Jazz Guarda, Centro Cultural de Belem, Casa da Musica no Porto, Festival Rota Jazz,Porto Blue Jazz.



