10.7 C
Caminha Municipality

Incêndios: Autarca de Ponte da Barca queixa-se de falta de meios aéreos no combate ao fogo

Data:

O presidente da Câmara de Ponte da Barca queixou-se hoje da falta de meios aéreos no combate ao fogo que deflagrou no sábado no Lindoso e que se aproxima de Ermida e Lourido, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

“Telefonei às 08:00 ao secretário de Estado da Proteção Civil a pedir para os meios aéreos virem mais cedo. Disse-me que sim, que já vinham a caminho. Às 09:00 ainda não tinha chegado nenhum”, desabafou o autarca social-democrata, Augusto Marinho.

Enquanto falava à agência Lusa, ouviram-se vários populares a interpelar Augusto Marinho sobre a falta de meios aéreos no combate às chamas, dificultado “pelo vento forte e difíceis acessos”.

Segundo o autarca, o incêndio “passou de Parada, no Lindoso, onde está a ser feita a proteção às habitações, para o outro lado da serra, aproximando-se de Ermida e Lourido”.

“Está muito complicado, precisamente no mesmo local onde há três anos vivemos uma situação muito complicada e tivemos que retirar os habitantes de duas aldeias”, frisou.

Segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 09:10 já estavam empenhados no combate às chamas dois meios aéreos, 229 operacionais e 79 viaturas.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...