12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoMelgaçoHarmonia entre desporto e convívio sénior marca V Olimpíadas Intergeracionais

Harmonia entre desporto e convívio sénior marca V Olimpíadas Intergeracionais

Tendo como destino Melgaço, cerca de 250 seniores dos concelhos do Alto Minho voltam a encontrar-se, até esta sexta-feira, no âmbito da V edição do Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais Distritais. Além de promover a prática desportiva junto da população sénior, estes encontros anuais têm servido para reforçar o intercâmbio social e cultural entre participantes dos diversos municípios. Sucesso do projeto-piloto liderado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já está a ser replicado em quatro países europeus (Bulgária, Itália, Hungria e Espanha), cujas delegações estão presentes em Melgaço como observadores.
VNC 26/09/19
O evento Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais não só vê reforçada a sua essência, como tem sido um meio catalisador para a partilha das tradições singulares e das potencialidades existentes em toda a região alto-minhota. Com realização anual e rotativa pelos concelhos, coube ao Município de Melgaço acolher a V edição, concentrando toda a dinâmica competitiva no Centro de Estágios.
Ao longo dos últimos meses, os cerca de 250 participantes seniores têm realizado treinos semanais nos respetivos concelhos, de forma a adquirirem preparação física, conhecimento das regras de cada modalidade, mas sobretudo manterem sessões de exercício físico monitorizado e gratuito que lhes confira melhorias na qualidade de vida e bem-estar.
O evento que arrancou ontem, acolhe 10 equipas, nove municipais e uma de caráter transfronteiriço, a de Cerveira-Tomiño, cuja dinâmica se mantém ao longo de todo o ano com treinos a decorrer duas vezes por semana. Para além das modalidades desportivas universais (Atletismo, Natação, Voleibol e Basquetebol) e dos jogos tradicionais (Pétanca, Malha, Boccia e Corda), esta V edição conta com uma nova modalidade, o futsal, mantendo-se em fase de demonstração e experimentação, a Boia Polo, modalidade introduzida na edição anterior.
Do programa de três dias constam dois dias para a fase de apuramento, e o último dia, sexta-feira, para a realização da competição final. À animação no final de cada dia, de realçar o jantar-convívio de encerramento, no qual há entrega de prémios individuais e do troféu à equipa que reúne mais pontos, além de ser anunciado o concelho responsável por receber em 2020, a VI edição do Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais.
A dinamização deste evento é um exemplo da cooperação intermunicipal em prol da melhoria da qualidade de vida das suas populações, através da consciencialização para a prática do desporto sem fronteiras, sem idade e sem género predefinidos; e da ampliação da participação no desporto e na atividade física dos grupos mais vulneráveis.
De sublinhar que este projeto foi idealizado e concretizado pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, em 2015, em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tendo desafiado os municípios alto-minhotos a aderir, mantendo-se até aos dias de hoje esta cooperação intermunicipal. Não obstante, a iniciativa está a ser replicada a nível europeu – Bulgária, Itália, Hungria e Espanha -, com a designação de ‘In Common Sports’.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares