8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasEmpreende +HA TEC - um espaço renovado que nasce a pensar no cliente

HA TEC – um espaço renovado que nasce a pensar no cliente

 

 

Atualmente dá pelo nome de HA TEC mas nasceu RH TEC. Durante 14 anos a oficina de automóveis ocupou umas instalações em em Vila Praia de Âncora mas, há cerca de dois meses, mudou-se para a Zona Industrial da Gelfa onde ocupa o lote nº 20. A aposta na criação de novos serviços e a vontade de servir cada vez melhor os clientes, estiveram na base desta mudança que implicou um investimento superior a 200 mil euros.

O Empreende+ desta semana foi conhecer o novo espaço propriedade de Hugo Vidal Afonso.
Ao Jornal C, o empresário revelou um pouco da história da empresa, falou dos vários serviços que a HA TEC LDA tem para oferecer aos clientes e revelou ainda alguns projetos para o futuro.

“A empresa surgiu em 2004 em Vila Praia de Âncora e basicamente prestava serviços na área da mecânica e eletricidade. Com o passar dos anos as coisas foram evoluindo e, em 2015, decidimos mudar de instalações. Aumentamos o número de postos de trabalho, temos outro tipo de serviços, nomeadamente lavagens, serviço de escapes, filtros de partículas, enfim serviços que antes não era possível oferecer aos clientes porque também não tínhamos condições físicas para isso”, explica.

hatec1

Hugo Afonso começou como empregado da RH TEC e ao fim de 4 anos, associou-se a outro funcionário e juntos trabalharam durante a última década.
Em 2015 o empresário decidiu dar o salto e avançar sozinho para um novo projeto, a HA TEC, LDA Bosh Car Servisse, um franchising que, pela exigência da marca, obriga a formação constante.

“Essa formação constante é obrigatória para podermos representar a marca. Temos que estar sempre atualizados porque a tecnologia automóvel também esta sempre a evoluir”, explica.

A nova empresa ocupa agora uma área de 700 metros quadrados, sendo que 500 estão destinados à área de oficina e os restantes 200, a escritórios, balneários e armazém de peças.

“A principal razão que me levou a mudar de instalações foi a funcionalidade. Julgo que de uma forma geral as novas instalações estão muito bem conseguidas, principalmente ao nível da logística. Os acessos à parte da oficina funcionam agora muito melhor. Criamos uma receção com sala de espera o que proporciona um maior conforto e bem estar aos clientes que são a nossa grande prioridade”, afirma.

Hugo Afonso fala num investimento de 240 mil euros para pôr de pé o novo projeto, um investimento “considerável” que obrigou a muita ponderação antes de avançar para o terreno.

“Atendendo à conjuntura que se vive em Portugal é obvio que antes de avançar tive alguns receios, julgo que todos os empresários têm. Mas a verdade é que se nos deixamos dominar pelo medo e decidir não avançar, o país não cresce e não saímos do sítio. É preciso arriscar”.

Um risco calculado já que na opinião do empresário o ramo automóvel tem futuro.

“Atualmente um carro não é um luxo como era antigamente. Hoje em dia um automóvel é um bem essencial. Como qualquer máquina os carros precisam de manutenção e por vezes avariam. Quando isso acontece as pessoas têm que ir à oficina, é inevitável. Nós que estamos no mercado temos que estar à altura de poder prestar o melhor serviço”.

hatec2

A empresa, que atualmente emprega seis trabalhadores e em breve admitirá mais um, dispõe agora de um espaço maior, com mais acessos que permitem maior funcionalidade e mais organização.

“Futuramente estamos a ponderar a possibilidade de criamos mais um posto de trabalho. Neste momento estamos em fase de negociação para pormos à disposição dos clientes um novo serviço de pneus e alinhamento. É um “upgrade” que queremos dar à nossa empresa porque neste momento estamos a trabalhar com outras empresas de fora que nem sempre nos conseguem dar uma resposta rápida”.

A HA TEC é uma oficina multimarcas que, para além de dar assistência a todas as marcas do setor automóvel, tem ainda serviço de venda de peças ao público e para outras oficinas.
Para além da conquista de novos clientes, a nova empresa trouxe consigo os clientes mais antigos que, segundo Hugo Vidal Afonso, reagiram muito bem às novas instalações.

“O feedback tem sido muito positivo e o que as pessoas me têm transmitido é que este novo espaço foi concebido a pensar nos clientes e isso é muito bom porque esse era o nosso grande objetivo”.

As novas instalações foram feitas de raiz e concebidas por um arquiteto que teve em conta as ideias do empresário.

“Tudo o que aqui está resulta de conversas que fomos tendo ao longo de vários meses. O que eu sempre transmiti é que queria umas instalações que tivessem em conta o conforto dos clientes e a funcionalidade do espaço e julgo que resultou muito bem”.

hatec3

Acabar com a ideia pré concebida de que ir a uma oficina e ir a um espaço desconfortável e sem condições foi o grande objetivo de Hugo Vidal Afonso.

“A deslocação a uma oficina, principalmente por parte das mulheres, nem sempre é uma coisa agradável. As pessoas têm um pouco a ideia de que, à exceção dos concessionários, as oficinas da concorrência são espaços frios, desconfortáveis e sujos. É verdade que algumas são assim, mas estas novas instalações vêm precisamente acabar com esse estigma. Este é o meu conceito de oficina automóvel e penso que as novas gerações de mecânicos que estão agora a surgir estão a partir para espaços diferentes que se aproximem cada vez mais dos concessionários. Nós, enquanto franchising Bosh, temos precisamente essas diretrizes, aproximarmo-nos o mais possível aos concessionários, não só a nível de instalações mas também de formação e atendimento”.

E foi precisamente a pensar no melhor atendimento que a HA TEC criou uma zona de receção com um funcionário.

“Estamos a falar de uma pessoa que está exclusivamente encarregue de fazer atendimento ao público e gerir frotas e que recebe formação constante para o fazer”.

A HA TEC é uma oficina certificada e recomenda que tem ao dispor dos clientes diversos serviços que vão desde a mecânica geral à eletricidade, passando pela eletrónica e as lavagens. Em breve a empresa vai apostar num serviço de substituição de vidros e pneus.

hatec4

Em fase inicial e a funcionar há pouco mais de um mês, Hugo Afonso faz um balanço muito positivo.

“As coisas estão a correr muito bem mas a verdade é que há ainda muito a fazer. Ainda não estamos a 100 por cento mas estamos no caminho certo para lá chegar. Uma empresa destas precisa de tempo para ficar a 100 por cento e eu acredito que vamos lá chegar”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares