21.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioPodcastsGrande Trail da Serra d´Arga

Grande Trail da Serra d´Arga


Ouve aqui a versão aúdio emitida na Rádio Caminha:

Uma aposta ganha. Ninguém tem dúvidas sobre o impacto positivo que o Grande Trail da Serra d´Arga (GTSA)  tem tido  no concelho de Caminha. Nos últimos quatro anos, o número de visitantes aumentou, a economia local desenvolveu-se e o nome do município passou a andar de boca-em-boca. 

Foi em 2010 que Carlos Sá, o melhor ultra maratonista português, anunciou ao mundo que pretendia transformar a Serra d´Arga no palco da maior prova de trail realizada em território nacional. O GTSA começou com pujança, com centenas de atletas vindos de todo o país, mas também da vizinha Galiza. No ano seguinte, o número de participantes aumentou e assim tem sido desde o início. De tal forma que, na edição de 2014, as inscrições esgotaram em apenas 15 dias, com mais de dois mil atletas interessados em participar na prova que pontua para o campeonato nacional de ultra trail. Muitos vêm do estrangeiro.

E a aposta é para continuar. A garantia é dada pelo vereador caminhense do Desporto, que partilha a organização do GTSA com os municípios de Ponte de Lima e de Viana do Castelo e com Carlos Sá. Rui Teixeira afirma que a aposta no desporto outdoor e no desporto de natureza é uma das estratégias que o executivo tem definidas para o concelho de Caminha.  “É um desporto que está na moda e que tem cada vez mais interesse junto da população de todas as idades”, acrescenta o autarca, justificando, desta forma, o investimento.

Carlos Sá foi transformado pela autarquia caminhense no embaixador do trail, com a divulgação da modalidade junto dos estudantes. “Tentar cativar cada vez mais pessoas para a prática desportiva outdoor, de caminhadas e de natureza”, sublinha Teixeira.  O vereador do Desporto revela que a Câmara está a traçar uma estratégia de desenvolvimento tendo como um dos pilares o desporto de natureza e outdoor e a actividade náutica. Para isso, vão “implementar o maior número de eventos e de estruturas necessárias para a prática desportiva”. Dentro das estruturas a ser criadas conta-se a criação de uma estrutura onde possam recolher informação e que, segundo o autarca, terá um papel diferente do CISA- o Centro de Interpretação da Serra d´Arga.  O objectivo – revela – é fazer com que “as pessoas queiram vir a Caminha praticar desporto e fazer repercutir isso na economia local”. “E podemos alavancar outras actividades através do desporto, como o turismo, a cultura e o comércio”, assegura.

E isso já acontece. É o que garante o presidente da Junta de Freguesia de Dem. Paulo Gonçalves está no cargo há apenas um ano, mas desde o início que acompanha o GTSA e não tem dúvidas: “o balanço destes quatro anos é francamente positivo”. “Tem havido uma afluência grande de pessoas que, durante todo o ano, vão passando pela serra. Umas para fazerem treinos, outras para visitarem e verem onde é realizado o GTSA, que tem a partida em Dem”. Gonçalves especifica que os visitantes vêm de todo o país e até do estrangeiro, onde o GTSA já se afirmou como uma das provas mundiais de trail.
O autarca também não hesita a atribuir todo o mérito ao ultramaratonista Carlos Sá, o responsável pela criação do GTSA, um dos fundadores do Desnível Positivo, clube de trail com sede no concelho de Caminha, e o precursor do desporto outdoor no concelho.
Com a afluência de visitantes a crescer, os negócios locais dão sinais positivos. São cada vez mais as pessoas que vêm no início do fim-de-semana, optando por pernoitar o mais próximo possível da serra, no alojamento local que encontro. “Quantas mais pessoas vierem, melhor!”, defende, afirmando que “cada vez mais isto tem tendência de crescer”.
O presidente da Junta de Dem, onde é dada a partida para todas as provas do GTSA, tem, contudo, algumas preocupações: “temos de estar preparados para receber tanta gente a nível dos parques de estacionamento, condições para comerem e para tomarem banho”.
Questões que estão a ser contornadas com a ajuda da Câmara de Caminha, que está a tentar encontrar solução para o estacionamento. Os atletas tomam banhos nos balneários do campo de futebol de Dem,  que foram melhorados e aumentados com o propósito de serem utilizados no GTSA e fazem as refeições no Centro Cultural local, servidas por cozinheiras da terra.

1_0

Grande Trail da Serra d´Arga dá origem a clube

Carlos Sá estava longe de imaginar que, ao apaixonar-se pela Serra d´Arga e ao escolher aquele espaço como local de treinos, iria levar milhares de pessoas àquele território que é Rede Natura 2000 e acabaria por fundar um clube de trail no concelho de Caminha, que tem posto a mexer atletas de todo o país e também da vizinha Galiza, numa colecção de prémios imparável e inegulável para apenas dois anos e meio de actividade. A paixão pela corrida uniu Sá a Pedro Gonçalves, os fundadores do cube de trail. A sua forma de estar na vida, o bom ambiente e a boa disposição que se vivem naquele grupo têm sido os ingredientes para atrair os melhores atletas da modalidade que já vestem as cores do Desnível Positivo.

Frederico Esteves, o actual presidente, é um deles. Fazia BTT até ter descoberto o clube de Caminha e ficou seduzido. Deixou as duas rodas e passou a usar os dois pés na competição. “O Desnível é um grupo muito interessante, as pessoas que o integram são realmente bom ambiente e isso cativa-me ao máximo”, justifica.

A maior parte dos 50 atletas do clube colaboram na organizaçãoo do GTSA, até porque foi a prova que deu origem ao clube. Os fundadores perceberam que era crucial promover o trail no município onde era realizada uma das maiores provas nacionais da modalidade. “É uma prova muito importante. É a última do campeonato nacional de ultra trail, o que também significa uma mais-valia. É uma prova que esgota rapidamente. Vêm atletas de todo o país e também, internacionalmente, já começa a ter um certo peso”, explica o presidente do Desnível Positivo. Seis atletas do clube vão competir, até porque o Desnivel está em segundo lugar no campeonato nacional de ultra trail, a apenas dois pontos do primeiro, e não querem deixar escapar a oportunidade de conseguir a vitória em terreno que tão bem conhecem.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares