8.2 C
Caminha Municipality

Grande Trail da Serra d´Arga

Data:


Ouve aqui a versão aúdio emitida na Rádio Caminha:

Uma aposta ganha. Ninguém tem dúvidas sobre o impacto positivo que o Grande Trail da Serra d´Arga (GTSA)  tem tido  no concelho de Caminha. Nos últimos quatro anos, o número de visitantes aumentou, a economia local desenvolveu-se e o nome do município passou a andar de boca-em-boca. 

Foi em 2010 que Carlos Sá, o melhor ultra maratonista português, anunciou ao mundo que pretendia transformar a Serra d´Arga no palco da maior prova de trail realizada em território nacional. O GTSA começou com pujança, com centenas de atletas vindos de todo o país, mas também da vizinha Galiza. No ano seguinte, o número de participantes aumentou e assim tem sido desde o início. De tal forma que, na edição de 2014, as inscrições esgotaram em apenas 15 dias, com mais de dois mil atletas interessados em participar na prova que pontua para o campeonato nacional de ultra trail. Muitos vêm do estrangeiro.

E a aposta é para continuar. A garantia é dada pelo vereador caminhense do Desporto, que partilha a organização do GTSA com os municípios de Ponte de Lima e de Viana do Castelo e com Carlos Sá. Rui Teixeira afirma que a aposta no desporto outdoor e no desporto de natureza é uma das estratégias que o executivo tem definidas para o concelho de Caminha.  “É um desporto que está na moda e que tem cada vez mais interesse junto da população de todas as idades”, acrescenta o autarca, justificando, desta forma, o investimento.

Carlos Sá foi transformado pela autarquia caminhense no embaixador do trail, com a divulgação da modalidade junto dos estudantes. “Tentar cativar cada vez mais pessoas para a prática desportiva outdoor, de caminhadas e de natureza”, sublinha Teixeira.  O vereador do Desporto revela que a Câmara está a traçar uma estratégia de desenvolvimento tendo como um dos pilares o desporto de natureza e outdoor e a actividade náutica. Para isso, vão “implementar o maior número de eventos e de estruturas necessárias para a prática desportiva”. Dentro das estruturas a ser criadas conta-se a criação de uma estrutura onde possam recolher informação e que, segundo o autarca, terá um papel diferente do CISA- o Centro de Interpretação da Serra d´Arga.  O objectivo – revela – é fazer com que “as pessoas queiram vir a Caminha praticar desporto e fazer repercutir isso na economia local”. “E podemos alavancar outras actividades através do desporto, como o turismo, a cultura e o comércio”, assegura.

E isso já acontece. É o que garante o presidente da Junta de Freguesia de Dem. Paulo Gonçalves está no cargo há apenas um ano, mas desde o início que acompanha o GTSA e não tem dúvidas: “o balanço destes quatro anos é francamente positivo”. “Tem havido uma afluência grande de pessoas que, durante todo o ano, vão passando pela serra. Umas para fazerem treinos, outras para visitarem e verem onde é realizado o GTSA, que tem a partida em Dem”. Gonçalves especifica que os visitantes vêm de todo o país e até do estrangeiro, onde o GTSA já se afirmou como uma das provas mundiais de trail.
O autarca também não hesita a atribuir todo o mérito ao ultramaratonista Carlos Sá, o responsável pela criação do GTSA, um dos fundadores do Desnível Positivo, clube de trail com sede no concelho de Caminha, e o precursor do desporto outdoor no concelho.
Com a afluência de visitantes a crescer, os negócios locais dão sinais positivos. São cada vez mais as pessoas que vêm no início do fim-de-semana, optando por pernoitar o mais próximo possível da serra, no alojamento local que encontro. “Quantas mais pessoas vierem, melhor!”, defende, afirmando que “cada vez mais isto tem tendência de crescer”.
O presidente da Junta de Dem, onde é dada a partida para todas as provas do GTSA, tem, contudo, algumas preocupações: “temos de estar preparados para receber tanta gente a nível dos parques de estacionamento, condições para comerem e para tomarem banho”.
Questões que estão a ser contornadas com a ajuda da Câmara de Caminha, que está a tentar encontrar solução para o estacionamento. Os atletas tomam banhos nos balneários do campo de futebol de Dem,  que foram melhorados e aumentados com o propósito de serem utilizados no GTSA e fazem as refeições no Centro Cultural local, servidas por cozinheiras da terra.

1_0

Grande Trail da Serra d´Arga dá origem a clube

Carlos Sá estava longe de imaginar que, ao apaixonar-se pela Serra d´Arga e ao escolher aquele espaço como local de treinos, iria levar milhares de pessoas àquele território que é Rede Natura 2000 e acabaria por fundar um clube de trail no concelho de Caminha, que tem posto a mexer atletas de todo o país e também da vizinha Galiza, numa colecção de prémios imparável e inegulável para apenas dois anos e meio de actividade. A paixão pela corrida uniu Sá a Pedro Gonçalves, os fundadores do cube de trail. A sua forma de estar na vida, o bom ambiente e a boa disposição que se vivem naquele grupo têm sido os ingredientes para atrair os melhores atletas da modalidade que já vestem as cores do Desnível Positivo.

Frederico Esteves, o actual presidente, é um deles. Fazia BTT até ter descoberto o clube de Caminha e ficou seduzido. Deixou as duas rodas e passou a usar os dois pés na competição. “O Desnível é um grupo muito interessante, as pessoas que o integram são realmente bom ambiente e isso cativa-me ao máximo”, justifica.

A maior parte dos 50 atletas do clube colaboram na organizaçãoo do GTSA, até porque foi a prova que deu origem ao clube. Os fundadores perceberam que era crucial promover o trail no município onde era realizada uma das maiores provas nacionais da modalidade. “É uma prova muito importante. É a última do campeonato nacional de ultra trail, o que também significa uma mais-valia. É uma prova que esgota rapidamente. Vêm atletas de todo o país e também, internacionalmente, já começa a ter um certo peso”, explica o presidente do Desnível Positivo. Seis atletas do clube vão competir, até porque o Desnivel está em segundo lugar no campeonato nacional de ultra trail, a apenas dois pontos do primeiro, e não querem deixar escapar a oportunidade de conseguir a vitória em terreno que tão bem conhecem.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...