A Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora mostra-se indignada com a colocação da figura do Galo de Barcelos na Festa do Espadarte, exigindo a remoção da mesma e um pedido de desculpa por parte do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“Após algumas averiguações, esta junta tomou conhecimento que o referido galo foi colocado com a finalidade de promover o concelho de Barcelos. Esta atitude não é de todo a mais correta, pois demonstra um enorme desrespeito por esta freguesia e este concelho, pois a junta não foi informada de tal intenção”, pode ler-se num comunicado enviado ao jornal C.
A autarquia diz que “não encontra enquadramento para o referido galo na Festa do Espadarte, pois trata-se de uma feira gastronómica de um peixe. O que seria normal, acrescenta, era que se tivesse aproveitado este evento para promover a Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha e não o de Barcelos.
Assim sendo, a junta enviou um ofício ao presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, a exigir a remoção do galo assim como um pedido de desculpa à população de Vila Praia de Âncora.
A Festa do Espadarte decorre até dia 23 de Agosto na Avenida do campo do Castelo. É uma iniciativa da Baleeira Pescas e da AncorEventos, com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.