A secretaria de Estado do Ambiente deu parecer desfavorável à construção de uma barragem no rio Vez, em Sistelo, pelo impacte negativo que o projeto provocaria. O anúncio foi feito pela Câmara de Arcos de Valdevez que, em comunicado, refere que a decisão foi sustentada num parecer emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). No parecer, divulgado pela Câmara local, a APA afirmou que “uma forte contestação” do projeto “é o que emerge da análise dos pareceres recebidos”.
A Câmara Municipal congratula-se com esta decisão pois sempre considerou que o Aproveitamento Hidroelétrico de Sistelo no Rio Vez provocaria inúmeros e significativos impactes negativos, não sendo compatível com os objetivos de Conservação da Natureza, nomeadamente os que levaram à classificação do Rio Vez como Sítio de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000”.
Em causa está o projeto de Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Sistelo que prevê a construção de uma central na margem direita do rio Vez, em Sistelo, para produção de energia elétrica, a qual será posteriormente injetada na Rede Elétrica Nacional através de uma linha área com seis quilómetros de extensão.