gnration a todo o gás: Kevin Morby, Colin Stetson, Fennesz, The Necks, Eiko Ishibashi, Falaises, Ricardo Dias Gomes, Black Bombaim e HHY & The Macumbas em Braga. Forte programa de música é destaque nos próximos meses no creative hub bracarense.
Colin Stetson, Fennesz, The Necks, Eiko Ishibashi, Falaises, Ricardo Dias Gomes, Black Bombaim e HHY & The Macumbas viajam até Braga para integrar o programa de música do trimestre abril-junho do gnration. Já a pensar no trimestre seguinte, julho-setembro, o gnration apresenta os nomes do cantautor norte-americano Kevin Morby (em primeira mão) e da estrela jazz britânica Nubya Garcia.
Concertos com nomes internacionais e nacionais, cinema, instalações, performances audiovisuais e workshops compõem o programa do gnration para os meses de abril, maio e junho. Em parceria com a BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que na edição deste tem Braga como cidade convidada, o gnration receberá a exibição de “The Congo Tribunal”, filme do encenador suíço Milo Rau onde um tribunal é encenado no meio da zona de guerra civil e filmado por sete camaras diante de 1000 espectadores. O filme será exibido a 4 de abril. A 13 de abril, fruto também desta parceria, a coreógrafa e performer portuguesa Mariana Tengner Barros apresentará a performance intitulada “Séance – mediação de mensagens”, onde parte dos princípios da sessão espírita para desenvolver um dispositivo teatral com diferentes graus de interpretação e de manifestação do transe. Ainda ao abrigo da bienal de arte contemporânea, a artista visual e compositora Diana Policarpo apresentará “Total Eclipse”, uma instalação sonora e performance audiovisual criada com base na partitura original e incompleta de Status Quo/Music of the Spheres, de Johanna Magdalena Beyer, a primeira ópera futurista a exigir a manipulação eletrónica ao vivo de material electro-acústico. A instalação estará patente para visita entre 13 abril e 15 de junho.
Colin Stetson, saxofonista norte-americano, passará também por Braga na sua passagem por solo nacional – digressão que contemplará ainda a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, e o Festival Tremor, nos Açores. “All This I Do for Glory”, quinto álbum de estúdio, editado em 2017, é o mote para esta passagem. Chega a Braga a 7 de abril.
A 18 de abril, o gnration juntará na mesma noite dois expoentes máximos da música psicadélica feita em Portugal. Os barcelenses Black Bombaim e os portuenses HHY & The Macumbas, estes últimos que vão apresentar o mais recente e magnífico “Beheaded Totem”, encontram-se em Braga para proporcionar um noite memorável no que toca ao universo instrumental e contemporâneo português.
A 27 de abril, o gnration volta a celebrar o seu aniversário com as portas abertas e um conjunto de atividades para todos os gostos. Com entrada livre, o gnration open day apresentará concertos de Ammar 808, Algobabez, Sensible Soccers, Graham Dunning, João Pais Filipe, Quadra, Escola do Rock Paredes de Coura e ainda um dj-set pelo icónico DJ K-Sets. Um atividades de serviço educativo Mini Mapa Sonoro e Estação de Experimentação: Akson completam o programa de celebração do sexto aniversário.
Depois de apresentações de Alex Augier, Nicolas Bernier, Myriam Bleau e Lucas Paris (a 8 de março), o Binário, ciclo de performance audiovisual que mostra as mais entusiasmantes performances a que é possível assistir, receberá Falaises, projeto audiovisual que junta Alexis Langevin-Tétrault, Guillaume Côté e Dave Gagnon. A 8 de maio.
Formados em 1987, o jazz lendário dos australianos The Necks viaja até Braga para um concerto a meio da semana. “Body”, vigésimo disco na carreira do trio, editado no ano passado, é apresentado a 15 de maio.
A compositora e multi-instrumentista Eiko Ishibashi levará a Braga um espetáculo focado nos trabalhos lançados ao longo dos últimos anos. Em clara ascensão internacional, a Japonesa tem levado as suas composições versáteis a diversos territórios sonoros, que vão da pop ao jazz e da música eletrónica à música experimental. Na mesma noite, o multi-instrumentista brasileiro Ricardo Dias Gomes, membro da banda de Caetano Veloso, apresentará “Aa”, disco editado em 2018 e que conta com a colaboração da lenda norte-americana Arto Lindsay. A 17 de maio.
Em resposta ao aparecimento de um conjunto de jovens compositores nos últimos anos em Braga e como antecipação do seu futuro artístico, o gnration apresenta agora Radiografia, uma perspetiva sobre os novos compositores na cidade. Ancorados no vasto domínio da música contemporânea, os trabalhos dos diferentes autores apontam para diferentes coordenadas, da música operática à acusmática, e a diferentes tipologias de interpretação, de solos a ensembles de larga escala. João Carlos Pinto, Jorge Ramos, Pedro Lima e Sara Marita integram o primeiro volume de apresentações. A 15 de junho.
No que toca ao programa de música, o trimestre abril a junho encerrará com um concerto do compositor e guitarrista Fennesz. Em data única em Portugal, o austríaco apresentará o mais recente disco “Agora”, o primeiro longa-duração após cinco anos de ausência discográfica e o seu sétimo disco da sua carreira. A 19 de junho.
No programa de serviço educativo, o gnration propõe um conjunto workshops e atividades para crianças, jovens e adultos. Para além do já habitual ciclo Primeiros Bits, sessões que ensinam crianças e jovens da cidade de Braga a criar música recorrendo às novas tecnologias, o serviço educativo apresenta os workshops Robótica para Crianças (6 abr), Coderdojo (11 mai), Pequenos Makers (18 mai), Robótica Musical (25 mai) e A Tecnologia que nos rodeia (8 jun). A 31 de maio e 1 junho, o Instant Ensemble musicam “A Dança dos Paroxismos”, filme de 1929 do cineasta português Jorge Brum do Canto.
Verão traz Kevin Morby e Nubya Garcia
Já a pensar no trimestre seguinte, o gnration torna público alguns dos nomes que farão parte do programa de música. A juntar à já anunciada presença da saxofonista britânica Nubya Garcia, que estará em concerto no ciclo Julho é de Jazz a 12 de julho, surge agora o nome de Kevin Morby.
Após quatro aclamados discos a solo e um conjunto de colaborações, Kevin Morby está de regresso às edições discográficas com “Oh My God”, disco que tem data de saída para 26 de abril via Dead Oceans. “No Halo”, single e vídeo que podemos ouvir e ver a partir de hoje, antecipa o quinto álbum de estúdio, mote para a sua passagem por Portugal. O cantautor norte-americano apresentar-se-á a solo para um concerto integrado no ciclo gnration@, iniciativa que pretende dinamizar atividades culturais em locais emblemáticos de Braga e que levou já, por exemplo, Lee Ranaldo a atuar num salão medieval do século XIV. Morby atuará nos jardins do Museu D. Diogo de Sousa a 8 de julho.
No dia anterior, a 7 de julho, a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, apresentará Kevin Morby em concerto em local a anunciar, num espetáculo inserido nas comemorações dos 25 anos da ZdB.