O Norte de Portugal e a Galiza preparam-se para estabelecer um acordo de cooperação no sector da saúde. Com base num acordo entre Portugal e Espanha assinado em 2010, nos últimos anos foi realizado um estudo que resultou na proposta de utilização comum dos equipamentos de saúde dos dois lados da fronteira.
O acordo que vai ser assinado na próxima semana vai nesse sentido, apesar de ainda não ser conhecido o seu conteúdo. Sabe-se que objectivo será a utilização de equipamentos e de serviços médicos pela população da euro-região, que concentra quase 6 milhões e meio de habitantes.
A informação foi avançada em primeira mão à Rádio Caminha pela nova responsável pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza- Norte de Portugal. Maria Geraldes, que assumiu o cargo há três meses, promete apostar forte na eliminação de obstáculos à cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza, que vai ser reforçada com acções a anunciar nas próximas semanas, entre elas este acordo na área da saúde.
As áreas da educação, emprego e inovação são apontadas pela directora do Agrupamento Europeu como os eixos principais desta cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza.
A homologação da formação é o passo seguinte, de forma a permitir a mobilidade de trabalhadores na euro-região.
Maria Geraldes, a nova directora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza- Norte de Portugal. A fim de eliminar os obstáculos à cooperação territorial, os agrupamentos europeus servem de instrumento para a cooperação a nível comunitário. O da Galiza- Norte de Portugal existe desde 2010 e entra agora num novo ciclo com o reforço dos programas de cooperação.