12.5 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoGala "O Minhoto" aconteceu em Viana do Castelo - Honra ao mérito...

Gala “O Minhoto” aconteceu em Viana do Castelo – Honra ao mérito desportivo

Viana do Castelo esteve em festa esta segunda-feira, ao acolher a Cerimónia de Entrega dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, referentes ao ano de 2020.

A Gala, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo, acolheu cerca de quatro centenas de convidados, entre os quais os Municípios da região Minho, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Confederação do Desporto de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, várias federações e associações de clubes, além das restantes pessoas e entidades envolvidas no fenómeno desportivo da região.

No decorrer da cerimónia, que contou com a apresentação de Idalina Casal e Rui Sousa, abrilhantada pela atuação da Ronda Típica de Carreço, foram entregues 28 troféus atribuídos por votação de um extenso Júri composto por 58 jornalistas desportivos de órgãos locais, regionais e nacionais dos diferentes meios de comunicação social, e ainda 32 entidades ligadas ao desporto.

Entre os grandes vencedores da noite, estão nomes como André André, que conquistou o troféu na modalidade de “Futebol Amador”; Teresa Portela, a canoísta olímpica de Esposende, que levou para casa o troféu referente ao “Grande Prémio do Júri Individual” ou o Futebol Clube Vizela, vencedor do “Grande Prémio do Júri Coletivo”.

eduardo goncalves e rui lages

Eduardo Gonçalves, do Sporting Club Caminhense, foi um dos grandes premiados da noite, tendo recebido o Troféu “O Minhoto” na modalidade Remo, tendo-lhe sido entregue o troféu pelas mãos do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages.

Eduardo Gonçalves é natural de Caminha e tem feito todo o seu percurso desportivo no Sporting Club Caminhense, honrando as cores do clube e o concelho de Caminha. Com 22 anos de idade é atleta internacional, campeão nacional e internacional universitário.

Na gala foram ainda levadas a cabo 50 homenagens especiais. Foram homenageadas atletas ou clubes com 14 títulos mundiais e 17 títulos europeus, nas modalidades de Atletismo, Bilhar Pool, Canoagem, Ciclismo, Futebol de Praia, Hóquei em Patins, Judo, MMA – Artes Marciais Mistas, Remo, Surf Adaptado, Taekwondo e Wushu Kungfu.

Em ano de Jogos Olímpicos, foram também homenageados os 19 atletas minhotos que participaram nos Jogos Olímpicos (17) e Paralímpicos (2) de Tóquio e que representaram Portugal nas modalidades de Andebol, Atletismo, Boccia, Canoagem, Natação, Taekwondo, Ténis e Tiro. A Gala contou com a presença da maioria destes atletas, entre ele Emanuel Silva, Teresa Portela, Humberto Gomes, Manuel Mendes ou João Paulo Azevedo.

O evento foi momento de apresentação da revista oficial do evento, que se tem vindo a afirmar como um autêntico anuário do desporto minhoto e onde constam os currículos desportivos de todos os nomeados, entre muita outra informação.

O sucesso de mais uma edição de “O Minhoto”, em muito se deveu à louvável postura de cooperação e abertura demonstrada pelo município de Viana do Castelo, que acolheu o evento pela 2.ª vez.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares