O Funicular de Santa Luzia, que recentemente foi alvo de trabalhos de manutenção no valor aproximado de 50 mil euros para substituição do cabo de tração, tem registado um aumento exponencial de utilizações, sendo que em 2015 atingiu o recorde de 106.286 passageiros.
Assim, desde o início da entrada em funcionamento já transportou 725.318 passageiros, sendo que no ano de 2015 bateu o recorde com 106.286 passageiros. Só entre janeiro e abril de 2016 já viajaram mais de 13.700 passageiros no funicular de Santa Luzia.
O Funicular de Santa Luzia, distinguido com o prémio de Infraestrutura Ferroviária do Ano 2013 e com o mesmo certificado em 2014, é o mais moderno de Portugal. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros.
Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de junho de 1923 através da Empreza do Elevador de Santa Luzia. Entre 18 de Agosto e 31 de Outubro de 1944, os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com carácter provisório e, em 1945, foi alvo de importantes trabalhos de reparação.
A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo e, em meados de 2005, foi alvo de uma empreitada de 2,28 milhões de euros coma renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas modernas carruagens, com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé. Permitem o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes.