14.2 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioNão CatalogadaFiltro de ar do motor: como funciona, quando substituir?

Filtro de ar do motor: como funciona, quando substituir?

Funcionamento

O princípio básico de filtragem de ar do motor é comum a todos os tipos de filtros. A combustão interna requer a admissão de ar. No decurso desse processo, é gerada uma pressão negativa pelo motor ou o seu turbocompressor. Em consequência, é sugado um determinado volume de ar exterior. O filtro é atravessado por esse volume. Permite, portanto, a passagem de ar, mas retém partículas em suspensão.

auto doc

Ilustração tirada de autopecas-online.pt

Funções

Este filtro assegura a ausência de impurezas no ar admitido. As partículas que se encontram no ar, por exemplo, pó e vestígios vegetais, são prejudiciais ao motor por provocarem abrasão e desgaste mecânico nos cilindros e pistões e contaminarem o óleo.

Além de filtrar o ar de admissão, este componente assume outras funções. Protege o turbocompressor de abrasão por partículas, melhora a circulação do ar, o que é importante para um processo de combustão eficiente, abafa sons de admissão e oferece proteção contra incêndios de motor.

Este filtro é, portanto, indispensável. Trata-se de um componente de desgaste por acumular partículas e deve ser substituído ou limpo após um determinado período de funcionamento.

Tipos

Há diferentes tipos de filtros de ar para motores de combustão, por exemplo, filtros de esponja com óleo ou filtros desportivos. O tipo mais usado em automóveis é o filtro seco em papel. Estes componentes têm um alto índice de separação e de retenção de partículas, resistência à humidade, graças à impregnação com resina, e uma grande superfície de contacto, graças à plissagem do seu papel microporoso.

Durabilidade

Dependendo da sua qualidade e do uso, filtros em papel plissado podem ter uma vida útil que ronda os 20.000 km. Contudo, se o carro for utilizado recorrentemente em ambientes onde o ar tem comparativamente mais partículas em suspensão, uma substituição poderá ser necessária mais cedo.

Substituição

Certos sintomas indicam que o filtro do ar atingiu o seu fim de vida útil e deve ser substituído. Os sintomas típicos que podem indicar a necessidade de substituição deste componente incluem:

  • Uma redução do desempenho do motor, devido a entupimento e consequente redução da admissão de ar.

  • Um aumento do consumo de combustível.

  • Problemas de arranque do motor.

A substituição deste filtro é uma medida de manutenção fácil de concretizar. Pode ser levada a cabo com os seguintes passos:

  • Prepare as ferramentas necessárias (chaves de parafusos ou de lunetas, um alicate e um pano) e compre um filtro de ar novo indicado para o seu carro. Leia o manual de instruções do seu veículo para mais informações.

  • Localize a carcaça do filtro no compartimento do motor. Costuma estar devidamente sinalizada.

  • Se for necessário, desmonte o tubo de admissão e, caso presente, desligue o conector do sensor de massa de ar da carcaça.

  • Abra a carcaça, tire uma foto e retire o filtro usado, limpe o compartimento com um pano e coloque o componente novo na mesma posição que o usado. Se se tratar de um filtro com óleo, elimine-o num local indicado.

  • Monte os componentes previamente desmontados.

  • Ligue o motor e teste o seu funcionamento. Averigue se ouve sons estranhos que indiquem uma montagem incorreta, por exemplo, um assobio.

  • Caso necessário elimine o erro da centralina.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares