11.3 C
Caminha Municipality

Fieis concentraram-se em São Bento para apelar à permanência do padre Ricardo

Data:

Os paroquianos das freguesias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros manifestaram-se ontem ao fim da missa de São Bento em Seixas, contra a possível saída do Padre Ricardo Esteves destas paróquias já no próximo mês de setembro.

O padre Ricardo aproveitou as missas de domingo para anunciar aos féis a decisão do Bispo, sublinhando no entanto que este ainda não é um processo fechado.

Mas quem não se conforma com a decisão é a população das 3 freguesias que, após o apelo feito pelo movimento criado no facebook “Fica Padre Ricardo Esteves”, se deslocou ontem até à freguesia de Seixas para manifestar o seu apoio à permanência do pároco. O Padre foi recebido com muitas palmas pelos cerca de 200 paroquianos que aguardavam a sua chegada a São Bento. À sua espera estava escrita a letras gigantes na torre do sino da capela, um cartaz com a palavra FICA! Palavra que foi sucessivamente repetida pelos fiéis.

No final da missa de São Bento Ricardo Esteves foi interpelado pelos Jornalistas, voltou a sublinhar que o processo da sua transferência ainda não está fechado, afirmou que não era sua vontade abandonar as freguesias onde está colocado, mas também disse que se for o faz por obediência superior.

Ricardo Esteves agradeceu todo o apoio que está a receber e disse estar tranquilo.

“Só não estaria se estas manifestações fossem para eu me ir embora”, referiu.

Entretanto o Movimento Fica! lançou uma petição on line e em papel que apela ao Bispo D. Anacleto Oliveira para que volte atrás a sua decisão. A petição on line já tem perto de 900 subscritores.

Outra das iniciativas do Movimento foi a criação na última sexta-feira de uma página no facebook que já reuniu perto mais de 700 gostos, mais de 4.500 visualizações e inúmeras mensagens de apoio e indignação face à sua possível saída.

Recorde-se que o padre Ricardo Esteves está à frente das 3 paróquias há 10 anos. Durante este período desenvolveu diversos projetos, nomeadamente com as crianças e os jovens.

Neste momento lidera o processo de recuperação da residência paroquial de Vilar de Mouros cuja obra está no início. Para além de residência paroquial, o padre Ricardo Esteves quer criar ali um centro para jovens e para catequese.

Em Seixas o pároco liderou o processo para a criação de um Grupo de Jovens, o denominado “Grupo de Jovens de Seixas”, que tem desenvolvido uma importante ação junto da comunidade através da realização de inúmeros eventos solidários.

Em Lanhelas, freguesia onde reside, o Padre Ricardo também é muito acarinhado pelos paroquianos, jogou na equipa de futebol e desenvolveu muitas amizades.

Neste momento está à frente da organização de uma festa que vai decorrer na emblemática Casa da Torre em Lanhelas no próximo dia 14 de agosto e cuja parte da receita reverte a favor do serviço de pediatria do IPO do Porto.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...