12.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraFBAC acolhe a 1.ª Escola Interdisciplinar em Inteligência Artificial

FBAC acolhe a 1.ª Escola Interdisciplinar em Inteligência Artificial

Tem início amanhã, 5 de junho, no Fórum Cultural de Cerveira, a 1.ª Escola Interdisciplinar em Inteligência Artificial promovida pelas Associações Portuguesa e Espanhola de Inteligência Artificial (APPIA e AEPIA), com o apoio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. O evento reúne, até sexta-feira, um conjunto de académicos de renome oriundos da Alemanha, da Irlanda, da Bélgica, de Espanha e de Portugal.

Durante os três dias de evento os participantes, provenientes em grande maioria de Portugal e Espanha, mas também de outros países europeus, terão oportunidade de assistir a aulas lecionadas por especialistas em diversas vertentes da Inteligência Artificial (IA) e de outras disciplinas relacionadas, como a Medicina e a História da Ciência. O programa conta também com painéis de discussão que abordarão temas considerados polémicos, como “A IA e o Futuro do Trabalho”, “Outras formas de Inteligência” e “A IA ao nível da Inteligência Humana”.

A cerimónia de abertura da Escola realiza-se amanhã, às 9h00, contando com a participação do Coordenador Artístico da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Cabral Pinto, e do Presidente da Associação Portuguesa de IA, Prof. Paulo Novais, da Universidade do Minho.

O programa inclui, ainda, uma visita guiada à exposição “Jaime Isidoro: divulgador, colecionador e artista” promovendo um diálogo interdisciplinar entre a IA e as Artes. Esta visita, que decorrerá a partir das 19h00 de quinta-feira, contará com a participação do presidente da FBAC e da Câmara Municipal de V. N. de Cerveira, Fernando Nogueira, bem como da Presidente da Associação Espanhola de IA, Profª. Amparo Alonso, da Universidade da Corunha.

De salientar ainda no programa de sexta-feira, a palestra realizada pelo Prof. Helder Coelho, da Universidade de Lisboa, um dos fundadores da IA em Portugal e Sócio Emérito da Associação Europeia de IA, que refletirá sobre novas formas de inteligência e as incertezas que estas levantam quanto ao futuro.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares