Faleceu Maria José Miranda, atriz ligada ao Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana desde 1992.
Precisamente, em 1992, Maria José Miranda iniciava a sua ligação à companhia de Viana do Castelo integrando o elenco do espetáculo “Quem Tem Farelos, ò Velho da Horta”. De então para cá, participou em mais de duas dezenas de criações da companhia vianense, destacando-se pelo seu talento, profissionalismo e tendo trabalhado textos de autores como Gil Vicente, Garrett, Lorca, Goldoni, Ibsen e Jean-Luc Lagarce, entre outros. Participou ainda na telenovela “Os Lobos”, exibida pela RTP em 1999.
Então convidada a seguir uma carreira televisiva, assim como, sucessivas vezes, instada a dedicar-se em exclusivo à sua carreira de atriz no teatro, Maria José Miranda optou sempre por conciliar a atividade de atriz com a de professora, tendo-se dedicado ao ensino de Expressão Dramática durante mais de duas décadas, mantendo sempre uma intensa ligação ao teatro, arte que amava.
Atualmente, e desde os anos 90, era professora da Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo.
Natural de Rio Tinto, Porto, Maria José Gonçalves Guerra Miranda era Licenciada em Línguas e Literaturas Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo iniciado a sua atividade teatral profissional, ainda na década de 70, na companhia portuense Seiva Trupe, dirigida pelo encenador Ulysses Cruz.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana endereça à família as mais respeitosas condolências e manifesta o seu profundo pesar pelo desaparecimento de uma personalidade emblemática, que permanecerá para sempre ligada ao grupo de primeiros profissionais que deram corpo ao sonho de constituição e afirmação desta companhia de teatro.