10.7 C
Caminha Municipality

Eurocidade Cerveira-Tomiño acolhe encontro internacional do projeto THRUST

Data:

Entre esta sexta-feira e domingo, representantes de sete países europeus visitam Vila Nova de Cerveira e Tomiño para conhecer in loco a experiência de cooperação transfronteiriça da Eurocidade. Deslocação integra o THRUST (Trusting in Human Resources for Union Solidarity and Teamwork), um programa europeu que visa o intercâmbio de pareceres sobre problemas que afetam a União Europeia e valores como a dignidade humana e a luta contra a discriminação e a xenofobia.

Durante três dias voluntários, representantes de ONG’s e associações de sete países parceiros do projeto (Alemanha, Espanha, Itália, Letónia, Polónia, Portugal e Suécia) partilham as suas experiências no âmbito do voluntariado, especialmente quando relacionado com a imigração; debatem sobre políticas de solidariedade e inclusão, além de trocarem boas práticas de integração e relação intercultural.

Na qualidade de anfitriões, Vila Nova de Cerveira e Tomiño participam nesta reunião de uma forma mais ativa, dando a conhecer o projeto de cooperação transfronteiriça da Eurocidade. De acordo com o programa, os trabalhos iniciam esta sexta-feira com a receção oficial pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova Cerveira, Fernando Nogueira, seguindo-se os workshops das jornadas, dedicados à imigração e voluntariado, bem como migração e integração, com a participação de jovens imigrantes residentes em Vila Nova de Cerveira, dando o seu testemunho de vantagens e dificuldades. Para sábado 26, os participantes vão visitar a Escola Peirópolis, em Tomiño, exemplo de arquitetura indiana, o viveiro Cultivos Casaíta e finaliza com um workshop no Mercado de Tomiño, onde decorrerá a apresentação da Eurocidade Cerveira-Tomiño.

O projeto THRUST foi impulsionado pelo Município de Vila Nova de Cerveira e conta com outros seis concelhos parceiros, nomeadamente: Tomiño (Espanha), Filipstad (Suécia), Mielno (Polónia), Amt Trittau (Alemanha), Siguldas Novads (Letónia) e Vallerano (Itália). O objetivo é criar as condições necessárias para expor e debater opiniões e experiências em questões de voluntariado, com incidência na imigração, um problema crescente que deve ser resolvido a através da cooperação e da solidariedade entre as comunidades e os países.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...