Numa nota de imprensa enviada hoje às redações, a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora veio uma vez mais publicamente alertar para o mau estado em que se encontra a Ponte da Cruz Velha naquela freguesia. Na referida nota, aquela autarquia diz “já ter perdido a conta às vezes que a Junta de Freguesia alertou a Câmara Municipal de Caminha e, até mesmo, a Proteção Civil de Viana do Castelo, através de ofícios, e-mails, intervenções em Assembleias Municipais e de Freguesia, bem como pela comunicação social, sobre o grave problema estrutural da ponte da Cruz Velha““, mas sem resposta“.
A junta esteve hoje no local e constatou que existem barras de ferro a cair para a estrada e para o caminho de ferro, “uma situação extremamente preocupante”, refere o autarca local, Carlos Castro que informou a IP e pediu uma intervenção “urgente”.
Mas apesar dos muitos alertas, a Junta garante que até à data, não obtive qualquer resposta da Câmara Municipal. “Apenas a Proteção Civil respondeu, referindo que a responsabilidade da intervenção era do Município de Caminha, comprometendo-se, ainda assim, a enviar um ofício à autarquia.
É do conhecimento público que a referida ponte apresenta sinais evidentes de degradação estrutural acelerada, colocando em risco a sua estabilidade e a segurança de quem por lá circula, tanto por cima como por baixo. No ano passado, caiu uma barra de ferro com cerca de 6 metros de comprimento para a estrada, após termos alertado várias vezes para esse risco iminente. A Junta de Freguesia comunicou de imediato essa ocorrência à Câmara, juntando fotografias como prova do sucedido. Mesmo assim, nada foi feito”.
Hoje, a Junta diz ter estado novamente no local “e o cenário é extremamente preocupante. Outra barra de ferro está visivelmente solta e em risco de cair para a estrada, e uma segunda ameaça desprender-se em direção à linha de caminho de ferro. Tal situação poderá causar o descarrilamento de um comboio, colocando em perigo a vida de passageiros, tripulação e, em casos mais graves, provocar derrames ou explosões se estiver em causa o transporte de materiais perigosos.
Face à inação da Câmara Municipal, informamos ainda que, hoje mesmo, entrámos em contacto com a Infraestruturas de Portugal para relatar esta situação urgente e pedir uma intervenção imediata. É inadmissível que, apesar de todos os avisos, continuemos a ignorar um perigo real e iminente” refere o presidente da Junta Carlos Castro.
Fotos tiradas hoje que mostram o estado em que se encontra a Ponte da Cruz Velha









De referir que a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora há anos que chama a atenção e pede intervenção urgente para esta situação “que põe em perigo pessoas e bens” , mas segundo a autarquia “a Câmara, que é a responsável por aquela ponte, nada fez“.



