A Escola Básica Vale do Âncora (turma 4ºA), em Caminha, e a Escola Básica de Arouca (turma 6ºB) foram as grandes vencedoras da segunda edição das Olimpíadas de Educação Financeira. A final da iniciativa da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda concebida para promover a literacia financeira junto de crianças e jovens do primeiro e segundo ciclos do ensino básico aconteceu no Porto, no final da semana passada, e juntou perto de 800 crianças de 31 escolas da região do Porto e Norte.
Cada um dos 34 municípios participantes levou à grande final uma turma do primeiro ciclo e outra do segundo, sendo que as escolhidas foram aquelas que passaram com sucesso pela primeira fase da competição. A Escola Básica de Travanca (turma 4ºX), em Oliveira de Azeméis, e a Escola Básica de Gondivai (turma 3ºD), em Matosinhos, venceram os segundo e terceiro lugares, respetivamente, ao nível do primeiro ciclo do ensino básico. Já no que toca ao segundo ciclo do ensino básico, a segunda e terceira posições do pódio foram ocupadas pela EB 2,3/S Paredes de Coura (turma 6ºD) e pela EB 2,3 de Amarante (turma 6ºF).
As Olimpíadas materializam-se num quizz cujas questões estão relacionadas com os vários temas de Educação Financeira que, de acordo com o Referencial de Educação Financeira publicado pelo Ministério da Educação, devem ser lecionados no primeiro e segundo ciclos do ensino básico. Após uma etapa online, as equipas finalistas disputaram entre si os lugares do pódio, num evento que contou com a presença de representantes da própria Fundação, do Ministério da Educação, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Banco de Portugal.
A competição está integrada num projeto mais lato de literacia financeira para crianças e jovens em idade escolar designado de “No Poupar Está o Ganho”. Preparar os jovens para enfrentar cenários financeiros cada vez mais arriscados e complexos e capacitá-los a tomarem decisões financeiramente corretas e a adotarem boas práticas no uso do dinheiro são os seus principais objetivos.