O Secretário Geral do Partido Socialista e primeiro Ministro António Costa esteve ontem em Caminha para o encerramento do primeiro dia das jornadas parlamentares do Partido Socialista que decorreram na Quinta do Cruzeiro na freguesia de Vile.
Num discurso de mais de meia hora, Costa fez o balanço da legislatura que vai quase a meio, uma legislatura “especial” fortemente marcada pela “trágica” Pandemia covid 19, que roubou desde março do ano passado, a vida a mais de 17 mil pessoas em Portugal e infetou mais de 900 mil pessoas.
Para o secretario geral do Partido socialista esta crise pandémica é algo absolutamente “brutal” que ninguém imaginava e que obrigou a “muitas e rápidas readaptações”, como sublinhou.
Sobre a capacidade de resposta do Governo à crise pandémica, Costa começou por destacar o reforço no Serviço Nacional de Saúde.
A eficácia no processo de vacinação foi outro dos aspetos que o primeiro ministro fez questão de sublinhar.
Apontando de seguida baterias à oposição, Costa pediu um esforço de memória e desafiou todos os que disseram que tudo ia correr mal a pedir desculpa.
De seguida, António Costa comparou a resposta do Governo PS a esta crise com a resposta que a direita deu à anterior crise, referindo que seria um duplo erro responder de novo com austeridade à crise atual.
O primeiro ministro destacou também os diversos apoios sociais e económicos disponibilizados durante a crise pandémica, referindo que a pior coisa que poderia ter acontecido ao país era somar à crise sanitária uma crise social.
Relativamente ao ensino, António Costa anunciou ainda o investimento num plano de recuperação de aprendizagens, garantindo que não vai haver uma geração da educação Covid.
E o investimento no futuro prosseguiu e é para continuar, garantiu Costa.
Estamos no país das Maravilhas? Não não estamos disse o primeiro ministro mas se não tivessem sido adotadas medidas de apoio estaríamos bem pior garantiu Costa.
O secretário geral do PS destacou todo o trabalho realizado pelo Governo durante a crise pandémica sem esquecer os 4 grandes desafios estratégicos proposto para esta legislatura e que são enfrentar o desafio demográfico, das alterações climáticas, assegurar a transição digital e combater as desigualdades.
Por fim, referindo-se ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a maior resposta económica desde o plano Marshall, Costa lembrou que ele está aí mas não caiu do céu e por isso Portugal quis ser o primeiro a apresentar o seu PRR e quer ser o melhor a executá-lo, referiu o primeiro ministro.
Na assistência, dos vários deputados e membros do Governo presentes, Costa destacou dois por serem do distrito de Viana do Castelo: Tiago Brandão Rodrigues “o Recordista ministro da educação” e Marina Gonçalves secretária de estado da habitação “pela energia nos programas que tem desenvolvido”.
As jornadas Parlamentares do Partido Socialista prosseguem hoje com diversas visitas.