17 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioNotíciasEducaçãoEducação: Programa educativo "Ponte nas ondas" implementado em 20 centros escolares da...

Educação: Programa educativo “Ponte nas ondas” implementado em 20 centros escolares da Galiza

O projeto luso-galaico “Ponte nas Ondas”, que em 2022 foi reconhecido pela UNESCO como modelo de boas práticas de salvaguarda de Património Cultural Imaterial, vai ser implementado em 20 centros escolares da Galiza, foi hoje anunciado.

“A Galiza será pioneira em contar com centros que trabalham com um modelo de boas práticas reconhecido pela UNESCO e que vai ser referência a nível internacional, pois não existe atualmente nenhuma rede de ensino formal deste tipo impulsionada por um Governo”, realça a Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas!

Em comunicado enviado às redações, a associação indicou que a implementação daquele programa educativo foi confirmada na última semana pelo Conselho de Educação da Junta da Galiza.

Segundo a associação, “a implantação deste modelo tem como finalidade a salvaguarda do património cultural imaterial mediante a sensibilização das gerações mais novas a partir da escola com atividades culturais e pedagógicas”.

Para a associação, “o sistema educativo galego será, assim, um exemplo em matéria de sensibilização com o património desde a infância”.

“A incorporação desta ação no sistema educativo faz-se através de uma convocatória aberta a todos os centros públicos que, em modo experimental, contempla a adesão, numa primeira fase, de até 20 centros públicos do ensino infantil, primário, secundário e bacharelato. Os selecionados passarão a fazer parte da Rede de centros Ponte… nas Ondas!”, destaca a nota.

O “modelo internacional de educação em matéria de património Ponte… nas Ondas!” vai ser debatido durante o sexto congresso internacional sobre património imaterial e educação que decorrerá entre quinta-feira e sábado, na Faculdade de Educação e Trabalho Social do ‘campus’ de Ourense, da Universidade de Vigo, na Galiza.

Naquele espaço estará patente uma mostra intitulada “Imagens do Património”, e uma exposição alusiva ao 20.º aniversário da Convenção da UNESCO de salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

Está ainda preparada para quinta-feira, entre as 11:00 às 13:00, na Praça Maior, uma atividade dirigida ao público infantil, envolvendo mais de 200 alunos do ensino primário para dar conhecer vários jogos tradicionais das duas regiões vizinhas.

O projeto Ponte… nas Ondas! nasceu há mais de 25 anos nas escolas do sul de Pontevedra, em Espanha, e do Alto Minho, em Portugal.

Através da associação com o mesmo nome, o trabalho desenvolvido foi no sentido de “salvaguardar o património cultural imaterial na fronteira portuguesa e galega, mediante a criação de espaços onde o património se pudesse praticar e transmitir às gerações mais novas”.

Coordenados por docentes galegos e portugueses, alunos de escolas de Portugal e da Galiza têm participado nos concursos de recolha do património imaterial, entre outros eventos e atividades organizados pela associação.

Em dezembro de 2022, o projeto luso-galaico “Ponte nas Ondas” foi reconhecido pela UNESCO e passou a integrar o Registo de Boas Práticas de Salvaguarda de Património Cultural Imaterial, tornando-se na primeira candidatura portuguesa e galega da lista.

 

Lusa

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares