O programa para os setores da educação e formação, da juventude e do desporto 2021-2027 envolverá mais de 28 mil milhões de euros para financiar projetos de mobilidade para fins de aprendizagem e vai abranger dez milhões de cidadãos europeus. O Erasmus+ para este período de sete anos vê o seu valor ser quase duplicado relativamente ao período entre 2014 e 2020, em que tinha sido financiado com 14,7 mil milhões de euros.
O programa de intercâmbio para estudantes continua a oferecer oportunidades para períodos de estudo no estrangeiro, estágios, aprendizagens e intercâmbios a estudantes do ensino secundário, superior, ensino e formação profissional e aprendentes adultos.
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.
Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, executa a Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.
O Erasmus+ oferece oportunidades de mobilidade e cooperação em ensino superior, ensino e formação profissionais, educação escolar (incluindo educação e acolhimento na primeira infância), educação de adultos, juventude e desporto.
Lançado pela primeira vez em 1987, o programa Erasmus tornou-se Erasmus+ em 2014 de maneira a cobrir novos campos de atividade, como a formação profissional, educação de adultos ou intercâmbio de jovens, animadores de juventude e treinadores desportivos.
Além da oferta de oportunidades de estudo ou de estágio no estrangeiro, o programa investe também em projeto de cooperação transfronteiriças, nomeadamente entre universidades, estabelecimentos de ensino ou organizações de juventude e desportivas.