9.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 22 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraDia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com visita guiada à Capela...

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com visita guiada à Capela de Santa Luzia

Porque o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção, a autarquia cerveirense, com o apoio da Paróquia de São João de Campos, sugere uma visita guiada à Capela de Santa Luzia de Campos, monumento classificado como Imóvel de Interesse Público em 1982, e cuja história se confunde com a afirmação da nacionalidade.

Com necessidade de inscrição (https://goo.gl/forms/8kCiw9LJTLuPmw7i1), o roteiro para a manhã de 18 de abril tem como ponto de encontro a Loja Interativa de Turismo de Vila Nova de Cerveira, às 10h00, seguindo de autocarro até à Capela. A visita – exterior e interior – pela história do templo tem uma duração prevista de cerca de uma hora.

Adquirida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Campos, a Capela de Santa Luzia estará ligada a um desconhecido mosteiro que, eventualmente, se instalou naquele local numa época muito recuada. Datado pelo menos do século XII, o seu enquadramento rural, algo isolado do conjunto populacional, associado ao facto de ser erigida sob uma nascente de água e inserida no meio de campos agrícolas alagadiços, acentua os problemas de degradação. Considerada um importante exemplar da arquitetura e da arte das épocas românica e gótica a nível nacional, merecem destaque os frescos que se conservam no interior e a inscrição, datada de 1138, que constitui um dos exemplos mais precoces da afirmação de Afonso Henriques como rei.

De sublinhar que, em 2017, a intervenção de conservação na Capela incidiu essencialmente na reabilitação da cobertura, após a elaboração de um diagnóstico das necessidades em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN). Atendendo ao avançado estado de degradação dos frescos procedeu-se não só à proteção, mas também à consolidação das pinturas nos murais do interior.

Contudo, pela classificação como imóvel de interesse público desde 1982, a Câmara Municipal pretende executar um projeto mais ambicioso, através de uma candidatura denominada “Conservação e Valorização da Capela de Santa Luzia” que abrange o restauro das pinturas murais, a estabilização das paredes da capela e a beneficiação do adro e dos caminhos de acesso.

Ficha de inscrição: https://goo.gl/forms/8kCiw9LJTLuPmw7i1

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares