19.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 1 Julho, 2025
spot_img
InícioDesportoDesporto CaminhaDesporto: Jovens do concelho de Caminha procuram cada vez mais o Karaté

Desporto: Jovens do concelho de Caminha procuram cada vez mais o Karaté

O Clube de Karaté de Caminha (CKC) cujo Dojo se situa em Vila Praia de Âncora, arranca nova Época Desportiva: 2023-2024, em plena atividade e com os Torneios de Abertura nas modalidades de Kumité e Kata a realizar-se dia 08 de outubro em Viana do Castelo e dia 22 de outubro no Porto.

O clube tem vindo afirmar-se no panorama regional e nacional da modalidade, estando previsto participar nos dias 04 e 05 de novembro no Campeonato Nacional da Federação de Karaté de Portugal que se vai realizar em Alcabideche, e no fim de semana a seguir dia 11 de novembro, num Torneio Internacional de Shito Ryu que se vai realizar em Madrid.

Sempre a crescer, o CKC, tem atualmente perto de cem praticantes, todos jovens e com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos, que na sua maioria são oriundos do concelho de Caminha, mas tem também atletas de Ponte de Lima, Vila nova de Cerveira e Afife. Este ano foi criada uma classe de Karaté pré-infantil, com crianças dos 4 aos 5 anos, o clube tem ainda classes em todos os escalões de formação e equipas de competição de Kumité e Kata, que treinam semanalmente e competem ao fim de semana.

A direção do clube tem feito um esforço enorme para formar atletas e treinadores para que este seja um projeto de continuidade, assumindo assim os custos dos cursos de treinadores dos jovens cintos negros que manifestam interesse. Neste momento a nossa atleta, Maria João Cadilha natural de Vilarelho encontra-se a terminar o curso de treinadores Grau I , exigido pelo IPDJ e FNK-P, tendo realizado o Estagio no Dojo de Vila Praia de Âncora,  e a atleta de Moledo, Beatriz Duarte  encontra-se  a iniciar o mesmo curso.

O CKC, mantém um protocolo de cooperação com a Associação de Karaté do Porto, onde todos os atletas são inscritos, assim como na FNK-P. “Esta parceria permite apoio técnico e treinos suplementares nas vertentes tradicional e competitiva, só desta forma conseguimos preparar e motivar os atletas proporcionando-lhes diferentes atividades, sejam elas competitivas ou simplesmente viradas para o lazer, tendo sempre em conta a sua formação integral”, explica a direção CKC.

O Dojo de Vila Praia de Âncora, dispõe de todo o equipamento para a aprendizagem e prática do Karaté, desde ginásio, tatami e todo um conjunto de equipamentos específicos que o clube tem vindo adquirir com os apoios que consegue através de publicidade e dos subsídios que recebe. “Embora tenhamos atletas de praticamente todas as freguesias, recebemos apoios apenas de duas. Para além da Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora é aquela que mais nos apoia e reconhece o nosso trabalho e dos nossos jovens. A Junta de Freguesia de Moledo, também tem sido sensível às nossas dificuldades e apoiou a deslocação da nossa atleta Modelense, Beatriz Duarte, a um Campeonato à Alemanha na época passada, tendo também esta época colaborado com um pequeno subsídio”, adianta.

A maior dificuldade neste momento são os transportes, precisando urgentemente o CKC, pelo menos de uma carrinha de nove lugares sempre disponível todos os fins de semana para deslocação a treinos e provas que se realizam em Portugal e no estrangeiro. “É verdade que a Câmara Municipal de Caminha, tem conseguido solucionar este problema dos transportes e até agora tudo tem sido assegurado, mas sentimos que as dificuldades são cada vez maiores”, explica a direção do clube.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares