Os deputados do Partido Social Democrata do circulo de Viana do Castelo, Liliana Silva, Emília Cerqueira e Carlos Abreu Amorim preocupados com o estado de assoreamento do Porto de Mar em Vila Praia de Âncora colocaram, à Ministra do Mar, uma questão específica sobre o assunto, tentado assim sensibilizar para uma realidade que tem causado diversos constrangimentos aos pescadores profissionais e de recreio que utilizam aquele Porto de Mar.
Conforme se lê na pergunta colocada pelos deputados, para a qual aguardam resposta: “ O Porto de Mar, da freguesia de Vila Praia de Âncora do concelho de Caminha, apresenta atualmente um problema grave de assoreamento.
Tal situação é neste momento de tal maneira grave que coloca em causa a segurança dos pescadores no momento da faina, embarque e desembarque.
Apesar de se ter vindo a proceder à dragagem do Porto ao longo do tempo, a situação tem vindo a agravar-se pelo facto de há cerca de três anos não se proceder ao desassoreamento respetivo.
É visível o perigo que representa a entrada e saída de embarcações no Porto de mar com tal assoreamento.
Encontramo-nos à presente data, em mais um momento em que o assoreamento é de tal forma elevado e extensivo que existem embarcações completamente paradas a maior parte do tempo.”
Por este motivo e face à gravidade da situação, ao impacto económico que este assoreamento implica e à necessidade de dar condições aos pescadores profissionais e de recreio de utilizarem as suas embarcações em segurança e com condições os deputados do PSD perguntaram diretamente à Ministra sobre a previsão de uma nova dragagem.