8.2 C
Caminha Municipality

Deputado socialista desconfia do processo que envolve o vinho Alvarinho

Data:

O alargamento da produção e rotulagem com a marca “vinho verde Alvarinho” a toda a região dos vinhos verdes não é pacífico e continua a gerar dúvidas a quem tem acompanhado o processo. É o caso de um dos deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

Jorge Fão considera que o fim da exclusividade da produção e rotulagem de Alvarinho na sub-região de Monção e Melgaço prejudica os produtores locais e, segundo sublinha, responde, apenas, à “ambição de natureza meramente económica dos exportadores de vinho português”.

O deputado mostra desconfiança em relação a todo este processo.

 

O deputado socialista Jorge Fão enviou um requerimento ao Ministério da Agricultura a exigir que seja tornada pública a correspondência trocada entre a Comissão Europeia e o Estado Português sobre o vinho Alvarinho.

Todo o processo foi subitamente apressado depois de ter sido revelado que a Comissão Europeia considerava que a legislação portuguesa era discriminatória e exigia, por isso, que houvesse um acordo para o alargamento da rotulagem com a marca “vinho verde alvarinho” a toda a região dos vinhos verdes até ao final do mês de Janeiro.

Jorge Fão admite a possibilidade de que a Comissão Europeia tenha sido usada como desculpa para finalizar rapidamente o processo.

 

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...