Já foi uma das principais atividades, senão mesmo a principal, no concelho de Caminha, mas nos últimos anos tem vindo a reduzir drasticamente. Referimo-nos à atividade piscatória que segundo o deputado da OCP, José Covelo, tem vindo a diminuir de ano para ano.
O alerta foi deixado na última Assembleia Municipal com o deputado a fazer um apelo e ao mesmo tempo um desafio aos professores para que possam levar às escolas e dar a conhecer aos alunos esta atividade que outrora foi fonte de sustento de muitas famílias no concelho.
“Como todos sabem a principal atividade no concelho de Caminha foi durante muito tempo a pesca, especialmente Vila Praia de Âncora e Caminha. Há vinte anos que também pesco e o que tenho verificado é que cada vez há menos pessoas a dedicarem-se a esta atividade. Se continuarmos assim não tenho dúvidas que dentro de 10 anos o que vamos ter em Vila Praia de Âncora, é um portinho fantasma”.
José Covelo atribui esta diminuição ao desinteresse por parte dos jovens nesta atividade.
“Numa conversa que tive com o presidente da associação de Pescadores, o que ele me disse é que os jovens não querem saber da pesca para nada. Nesse sentido gostava de fazer esta alerta aqui nesta Assembleia uma vez que é composta por diversos professores e ao mesmo tempo propor que nas escolas se possa dar a conhecer melhor esta atividade. Julgo que as escolas e as associações podiam mesmo fazer um protocolo de modo a que alguém da associação fosse de vez em quando às escolas falar da pesca, das espécies que se pescam no nosso mar, como se pescam e assim poder eventualmente despertar o interesse por esta atividade nos mais jovens”, desafiou.