Uma delegação de Hendaye, cidade geminada com Viana do Castelo desde 1998, vai estar no concelho de 25 de setembro a 01 de outubro para um conjunto de iniciativas. Esta presença surge na sequência das mostras culturais que foram instituídas em 2001 e que, alternadamente, são organizadas nas duas cidades.
Desta forma, e durante esta semana, uma delegação de elementos do Comité de Geminações vem instalar, na sala de exposições temporárias do Museu do Traje, a IX Mostra Cultural com o tema “As profissões Hendayenses que o tempo levou”, uma exposição que poderá ser visitada até finais de Outubro.
Estão igualmente previstas outras atividades, nomeadamente a participação de Christophe Pavia, ilustre artista plástico que criará os seus “Penteados Misteriosos” com alunos do Curso de Cabeleireiro no Centro de Formação Profissional de Viana e que culminará com um desfile que será registado pela fotógrafa Diana Mota (da Viana Lovers) e que expôs em Hendaye, em 2016.
O mesmo artista francês realizará duas oficinas de confeção de saias em papel e outros objetos singulares, com pessoas idosas do Lar da Caridade e do Lar Paroquial e Social de Subportela.
De recordar que Viana do Castelo tem, neste momento, geminações e relações de cooperação com Cabedelo (Paraíba, Brasil), Igarassu (Pernambuco, Brasil), Hendaye (França), Porto Seguro (Brasil), Itajaí (Brasil), Lugo (Espanha), Lancaster (Reino Unido), Ziguinchor (Senegal), Cacheu (Guiné-Bissau), Riom (França), Aveiro (Portugal), Matola (Moçambique), Alagoas (Brasil), Viana Maranhão (Brasil) e com a Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão (Cabo Verde) e Pessac (França).