A recente vista do primeiro ministro António Costa ao concelho de Caminha, mais concretamente à freguesia de Âncora e Riba de Âncora, e a importância de se limpar e proteger a flores contra os incêndios, foi um dos temas que dominou a última assembleia Municipal que teve lugar na passa sexta-feira no Teatro Valadares.
A primeira intervenção sobre este tema ficou a cargo de António Brás, presidente da Junta de Freguesia de Âncora que, em representação da sua freguesia e da freguesias de Riba de Âncora, agradeceu a visita de António Costa, sublinhando o exemplo de governação de proximidade. O autarca considerou mesmo a visita dos governantes a Âncora e Riba de Âncora, um dia histórico.
Também a deputada socialista Marina Gonçalves e o deputado da CDU Celestino Ribeiro, abordaram este tema, com o deputado comunista a chamar a atenção para a importância de se recuperarem os caminhos de monte, de se rentabilizar os baldios e apostar na plantação de espécies autóctones.
Nesta Assembleia foi ainda aprovado por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Assembleia da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, Amílcar Almeida, bem como um voto de louvor à ex-presidente da CPCJ de Caminha, Patrícia Gomes pelo relevante serviço prestado à frente daquele instituição, e ao Atleta Marcus Maia, um jovem ancorense que se vice-campeão nacional de Salto em Altura, em representação do Olímpico Vianense.