O Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, efetuou nos dias 16 e 17 de junho umae visita pastoral à freguesia de venade
O resumo desta visita foi feito por Tatiana Dias:
“Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me”. Assim se apresenta Jesus no capítulo 10 do Evangelho de S. João. O Senhor envia os Apóstolos que escolheu, confiando-lhes a missão de apascentar as suas ovelhas. É este pastoreio e esta presença de pastor que a comunidade vive em contexto de visita pastoral. Foi isso que experimentamos no sábado e domingo passados com a estadia do D. Anacleto aqui connosco.
A primeira casa onde entrou foi na de Deus, reconstruída após um incêndio infernal que a destruiu por completo em 1946 e toda ela restaurada após um outro incêndio que nela deflagrou no dia de Natal de 2016. Todos os altares estavam ornamentados com sacos cheios de cereais ou farinha, retratando o saco cheio de pão que Santo António porta na sua imagem e distribui pelos pobres bem-aventurados. A vida deste nosso compatriota foi apresentada no espetáculo musical “de Nandinho a Santo António” feito pelos adolescentes.
A segunda casa foi na do povo de Venade, a casa do adro, benzida pelo D. Anacleto em abril deste ano, após remodelação completa. Aí o senhor Bispo teve um encontro com os anciãos da Paróquia de Venade.
Em seguida visitou a ermida de Santo Antão, que não constava no relatório paroquial entregue ao sr. D. José Augusto aquando da visita pastoral de 2000, por se encontrar em ruínas. Foi um “momento alto” da estadia de Sua Excelência Reverendíssima cá, pois foi necessário subir o monte de Santo Antão e ficar perto do céu e diante do Oceano Atlântico. Houve outros momentos mais tradicionais na visita do Sucessor dos Apóstolos à comunidade, como o encontro com as forças vivas, a catequese, os doentes… mas realço o domingo que, sem dúvida foi o que nos marcou mais:
À chegada entregamos um saco, contendo os nomes das famílias da Paróquia misturados com sementes. Em seguida, a representação dos 55 sacerdotes conhecidos que fazem parte do património histórico da nossa terra. A presença do senhor Bispo entre nós confirma-nos na fé que recebemos do passado e queremos transmitir para o futuro, por isso a visita mexeu connosco, desinstalou-nos! Cada representação sacerdotal continha a legenda, dizendo os dados biográficos e históricos dos sacerdotes. O primeiro de que temos notícia é de 1258 e o último, antecessor do atual Pároco, esteve na Paróquia até setembro de 2008, o Reverendo Padre Almeida, presentemente em Ponte de Lima. Todos eles fazem parte desta comunidade de Venade.
Outro dos momentos especiais foi a oração no cemitério, como fazemos todos os meses. Mas desta vez foi com o senhor Bispo a presidir à oração pelos nossos que são dele também.
Na Eucaristia, após o presidente da celebração, falar da beleza do sacramento do matrimónio e da família na Igreja, boa semente para a humanidade, 23 casais fizeram a renovação dos votos matrimoniais: uma celebração muito bela e intensamente vivida pelos casais de Santo António. No final da celebração, o senhor Bispo benzeu e distribuiu a todos o pão de Santo António.
Tatiana Dias