A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes votou o alargamento da produção de Alvarinho a toda a Região dos Vinhos Verdes.
Uma ameaça há muito conhecida dos autarcas de Monção e Melgaço, a sub-região onde, até agora, está restrita a produção do vinho daquela casta. Augusto Domingues, presidente da Câmara de Monção, revela que, por isso mesmo, as duas autarquias dos municípios que produzem alvarinho no Alto Minho adiantaram-se e promoveram o projecto de resolução, aprovado pela Assembleia da República, que recomenda à Ministra da Agricultura a manutenção da denominação de origem do Alvarinho em Monção e Melgaço.
O autarca espera que a Ministra siga agora a recomendação da Assembleia da República e não autorize o alargamento da produção, tal como a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes defende.
O autarca de Monção teme pelo futuro dos produtores locais de vinho alvarinho. Augusto Domingues diz que não vão conseguir sobreviver se o alargamento da produção avançar e o preço pago pelo quilo de uva descer.