17.5 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 22 Maio, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaCultura: Morreu encenador espanhol Guillermo Heras, aos 70 anos

Cultura: Morreu encenador espanhol Guillermo Heras, aos 70 anos

O encenador espanhol Guillermo Heras faleceu durante o sono na noite de 12 de julho, em Buenos Aires, capital da Argentina.

Na sequência de uma operação de urgência a uma infeção de que foi acometido há algumas semanas, quando estava em Calafate, na Patagónia, a realizar uma das oficinas de teatro que tanto prezava, Guillermo Heras esteve hospitalizado durante várias semanas e, depois de ter alta, instalou-se em Buenos Aires para iniciar um processo de fisioterapia com vista ao seu regresso a Madrid, que estava previsto para 14 de julho.

Aquando da notícia do seu internamento, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana ponderou cancelar a edição deste ano da Escola de Verão para Atores, iniciativa de que Guillermo Heras era mentor e coordenador desde a primeira edição, por ele pensada e proposta à companhia vianense e apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Depois de Guillermo Heras ter tido alta, a companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda decidiu dar o nome do encenador ao evento e abrir as respetivas candidaturas deste encontro de formação para intérpretes profissionais e estudantes de interpretação, que se encontra a decorrer até ao próximo dia 20 de julho, em Viana do Castelo.

Já a partir de Buenos Aires, o ator, encenador, dramaturgo, editor, professor, gestor e dinamizador cultural enviou um vídeo dedicado à abertura da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras e todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer em Viana do Castelo faziam votos que a sua lenta recuperação pudesse no entanto ser bem sucedida e que este amigo do teatro de todo o Mundo e também de Viana do Castelo, do Teatro Municipal Sá de Miranda e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana pudesse voltar.

Quando completou a escrita do livro da sua vida, plena de dádiva e encontros em prol dos seres humanos através da arte, Guillermo Heras é credor da gratidão e saudade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, C. R. L., que endereça à sua família e incontáveis amizades as mais respeitosas condolências.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares