10.8 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 24 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaCultura: Documentário "O Nosso Caminho" venceu em Munique

Cultura: Documentário “O Nosso Caminho” venceu em Munique

Exatamente um ano após a vitória de “O Meu Caminho” no Munich New Wave Short Film Festival, foi a vez de um novo documentário do mesmo realizador vencer também em Munique.

“O Nosso Caminho” é o mais recente documentário de Pedro Gil de Vasconcelos, sobre o Caminho de Santiago. Desta vez a narrativa centra-se no Caminho Português Central e nas experiências de quem o faz e de quem dele faz paixão, ou missão.

“Em 2021 rodei “O Meu Caminho”, foi um filme gravado no Caminho da Geira e Arrieiros, rodado com recurso a um smartphone. Entretanto, entendi que ainda havia espaço para mais uma história, menos centrada na minha experiência pessoal, com uma perspetiva mais abrangente e assim nasceu “O Nosso Caminho”, rodado no Inverno passado.”  Começa por recordar o realizador, que mais uma vez optou por utilizar o smartphone “recondicionado”, realça, para montar esta narrativa.

“Entendo “O Nosso Caminho” e “O Meu Caminho” como uma unidade. Acho que um não existe sem o outro. Por isso entendi que deveria participar com ele no Munich New Wave Short Film Festival e esperar. Hoje recebi a notícia de que também “O Nosso Caminho” foi galardoado como melhor filme de Fé e Religião deste festival, tal como aconteceu há um ano.” Realçou Pedro Gil de Vasconcelos.

“O Nosso Caminho” foi também gravado com recurso a um smartphone, neste caso um aparelho recondicionado, pois o autor pretende manter cuidados especiais em termos de sustentabilidade e usar estes documentários como exemplo.

O realizador

Pedro Gil de Vasconcelos nasceu no Porto e é licenciado em Cinema e Audiovisuais pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto.

Iniciou a carreira como jornalista em 1989 no semanário AutoSport, tendo d seguida passado por O Primeiro de Janeiro, Motor e Rádio Nova, entre outros.

Em 1991 ingressou na RTP, onde participou regularmente em vários programas de informação nos três canais públicos, com destaque para Rotações, Sem Limites e vários outros do departamento de informação.

A partir de 2002 iniciou o desenvolvimento de conteúdos, com a produção de Velocidades, tendo também fundado a Completa Mente – Comunicação e Eventos, Lda.

A partir de 2010 dedicou-se inteiramente a gerir os seus próprios projetos, sendo de destacar o filme “Teratron – As Cobaias” (cinemas ZON) e os programas “4 Tempos” (RTP3) e “Romaria do Meu Coração”, ainda em produção para RTP1.

No campo da realização destaque para os documentários vencedores de vários prémios internacionais, “The Magic is Lost”, que aborda o tema do turismo de massas sob um ponto de vista crítico e ainda “O Meu Caminho” e “O Nosso Caminho” que abordam a experiência de fazer o Caminho de Santiago.

Pedro Gil de Vasconcelos é também autor do livro “Caminhos que Faço Meus”, em que ao longo dos 320 quilómetros da caminhada de Oviedo a Santiago de Compostela, revive memórias dessa e de outras viagens, que nos levam de Santiago aos quatro cantos do Mundo.

O Nosso Caminho é uma produção de Completa Mente, Lda e teve o apoio de VideoContacto, Fundação Santoinho e iServices.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares