10.8 C
Caminha Municipality

Cultura: Cinema português vence na Academia Sueca

Data:

Os Swedish Academy of Motion Pictures Awards, foram atribuídos no dia 26 de Dezembro em Alstermo, na Suécia, a “The Great Dorito”, como Melhor Argumento para Longa Metragem, Escolha da Crítica e a “O Nosso Caminho”, a Menção Honrosa de melhor filme de smartphone. Os dois projetos têm em comum o autor, Pedro Gil de Vasconcelos.

“O Nosso Caminho” é um documentário que iniciou as gravações exatamente há um ano e retrata uma peregrinação a pé, entre Vila Nova de Gaia e Santiago de Compostela. Nos encontros com a história e com as lendas, mas sobretudo com outros que decidiram também cumprir a mesma caminhada, se encontram as motivações para quem, nos dias de hoje, decide peregrinar até à capital da Galiza.

“Fez hoje (dia 26 de Dezembro n.d.r.) exatamente um ano que comecei as gravações de “O Nosso Caminho” e acho que esta notícia não podia ter chegado em melhor altura… acho que é o melhor presente que poderia querer para o “meu sapatinho”. Começou por declarar Pedro Gil de Vasconcelos.

“The Great Dorito” é um argumento para uma comédia de longa-metragem, que se desenvolve em redor de uma herança, com um final, no mínimo inesperado. Segundo o autor, “a escrita ocupa um lugar cada vez mais importante na minha carreira. “The Great Dorito” foi escrito no inverno passado e entendi que tê-lo a participar em festivais lhe poderia dar a notoriedade, que lhe permita ir mais longe do que ser apenas uma boa ideia. Este foi o oitavo prémio conquistado por este argumento, desde março passado.”

Outros galardões

Ao todo são já 40 os prémios arrecadados por estes e outros projetos do mesmo autor. A saber:

“O Meu Caminho” é um documentário com um ponto de vista muito pessoal sobre o Caminho da Geira e Arrieiros, gravado no Outono de 2021, que soma até à data dez prémios, em festivais em Madrid, Seul, Toronto e Munique, entre outros. Juntam-se ainda três menções honrosas e por duas vezes semifinalista.

“The Magic Is Lost” foi gravado na Turquia, em outubro de 2022 e foi laureado por dez vezes, em festivais como Melbourne, Rio de janeiro ou Singapura, entre outros. Esta obra é uma “micro” documental, dotada de um ponto de vista muito crítico sobre o turismo de massa.

“The Great Dorito” é um argumento para uma comédia de longa-metragem. Detém oito galardões, em festivais internacionais.

“O Nosso Caminho” é a obra mais galardoada, detém até ao momento 13 prémios, destacando-se as recentes vitórias em Hollywood e Nova Iorque e a mais recente de todas, a Menção Honrosa em Alstermo, na Suécia. Integra ainda o programa da próxima edição do Fantasporto.

Escrita

Pedro Gil de Vasconcelos é também autor do livro “Caminhos Que Faço Meus”, uma narrativa que parte de Oviedo de onde, segundo a lenda, no século IX o rei Afonso II das Astúrias, se deslocou até ao bosque do Libredón para ver a tumba de São Tiago, com os próprios olhos.

O seu percurso viria a ficar conhecido como o Caminho Primitivo, já que este terá sido o primeiro Caminho a ser percorrido com o objetivo de ir ver o sepulcro do apóstolo. Mil e duzentos anos depois, à semelhança de muitos outros peregrinos, Pedro Gil de Vasconcelos decidiu percorrer este mesmo trajeto, de botas nos pés e bastões nas mãos.

As suas memórias são a sua companhia ao longo dos 320 km que separam a capital das Astúrias da capital da Galiza.

Projetos próximos

“Neste momento tenho já em pré-produção um micro documentário comercial e um outro, sobre uma instituição do Porto, já desaparecida, mas que fez parte integrante do tecido social e económico da cidade, durante quase todo o século passado. Além disso estou ainda completamente empenhado na promoção do meu livro e a preparar já o próximo.”

Gostava ainda de realçar que este projeto só viu a luz do dia porque foi apoiado pela Fundação Santoinho, pela iServices e teve as colaborações de VideoContacto, Ricardo Magalhães Design, e a participação de João Rebelo Martins, que caminhou comigo neste e noutros caminhos.” Rematou Pedro Gil de Vasconcelos.

Pedro Gil Vasconcelos PonteO Nosso Caminho
Durante as gravações de “Caminhos Que Faço Meus” em 26 de Dezembro de 2022.

 

Joao R Matins CaminhoO protagonista do documentário, João Rebelo Martins, durante as gravações.

PgvlivroO autor com “O Nosso Caminho”

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR deteve até novembro mais de 12.500 condutores sob efeito do álcool

 A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas...

Seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso...

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha

As buscas ao largo de Caminha pelos três pescadores...

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...