Este fim de semana o recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00 vigora em 113 concelhos, incluindo o de Caminha por se encontrar na lista dos concelhos em risco muito elevado.
No total são 5,32 milhões os residentes nos 113 concelhos que estão obrigados a recolher ao domicílio a partir das 13:00 e até às 05:00 este fim de semana, ao abrigo do novo estado de emergência que entrou em vigor a 8 de dezembro e que dura até dia 23.
O Governo atualizou a classificação de risco dos municípios com base nos novos contágios pelo coronavírus detetados entre 19 de novembro e 2 de dezembro.
São quatro os escalões para classificar os concelhos: risco moderado (com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias), risco elevado (240 a 480 casos), risco muito elevado (480 a 960) e extremamente elevado (mais de 960).
Existem agora 113 concelhos nos dois escalões mais elevados de risco pandémico e que, como tal, estão sujeitos a medidas mais rigorosas, destacando-se o recolher obrigatório às 13:00 aos fins de semana, bem como horários mais curtos para os estabelecimentos comerciais.
Nestes 113 municípios residem 5,32 milhões de pessoas, ou seja, mais de metade do país. 1,64 milhões nos concelhos em risco extremo e 3,68 milhões nos concelhos de risco muito elevado.
O mapa de risco voltará a ser revisto a 18 de dezembro, para vigorar durante o próximo estado de emergência que já é sabido voltará a ser renovado até 7 de janeiro.
Todas as regras em vigor atualmente são para manter nas próximas duas semanas em que vigora o próximo período de estado de emergência.
Regras a cumprir:




