15.8 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 13 Novembro, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaConcessão Forte Lagarteira: Junta de Vila Praia de Âncora "descontente" por não...

Concessão Forte Lagarteira: Junta de Vila Praia de Âncora “descontente” por não fazer parte do protocolo

O presidente da Junta de Vila Praia de Âncora está “magoado” pelo fato da junta a que preside não fazer parte do protocolo de Concessão do Forte da Lagarteira, aprovado esta quarta feira em reunião de Câmara.

Em declarações ao Jornal C, Carlos Castro disse que foi a junta que deu início a todo este processo, convidou o presidente da Câmara de Caminha para se juntar às negociações e, depois, “não foi tida nem achada” em relação a este assunto

O autarca mostra-se, por isso, revoltado após todo o esforço, dedicação e transparência que teve no decorrer deste processo

Apesar deste desfecho,  a Junta Freguesia reconhece a importância do protocolo para Vila Praia de Âncora e sua População, congratulando-se por este “importantíssimo Património vir a ser desfrutado por todos os Ancorenses e visitantes”.

A Câmara aprovou , em reunião do Executivo, o protocolo que estabelece as condições em que o edifício do século XVII vai ser utilizado pela autarquia, durante os próximos cinco anos, período após o qual poderá o mesmo protocolo ser renovado.

Para Miguel Alves, estas são boas notícias para Vila Praia de Âncora e para o concelho, que assim valoriza o seu património e o coloca ao serviço da população e do turismo.

O Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, que se encontra encerrado vai reabrir “ao serviço da população e do turismo”, após a cedência da gestão, pela Marinha à Câmara de Caminha, durante cinco anos, e sem custos.

 

Comunicado Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora:

 

“Esta Junta de Freguesia vem por este meio esclarecer toda a polémica referente ao Protocolo de Concessão do Forte da Lagarteira à Câmara Municipal de Caminha, levado à aprovação na Reunião de Câmara do dia 07/10/2015.

Como esta Junta de Freguesia sempre se pautou pela TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE nos seus atos, torna público todo o desenvolvimento deste assunto.

A Junta de Freguesia reconheceu, logo após a Tomada de Posse, que o Forte da Lagarteira é um marco histórico da nossa Freguesia e um Monumento muito procurado pelos Turistas e pela população em geral para visita. Por esse motivo, encetou duas reuniões com Exmo. Senhor Capitão do Porto de Caminha para lhe dar conhecimento do seu interesse na concessão do Forte à Junta de Freguesia, para fins de visitas, eventos culturais e pedagógicos, tudo dentro da sua harmonia, destacando o seu valor Patrimonial, Arquitetónico e respeitando a sua História.

O processo sobre o interesse da Junta de Freguesia na concessão do Forte da Lagarteira pode ser consultado na secretaria da Junta pelos ofícios enviados ao Capitão do Porto de Caminha, com as referências nº OF-2/2014 de 06/01/2014 e nº OF-231/2014 de 13/10/2014. Estes ofícios foram reencaminhados pelo Exmo. Senhor Capitão do Porto de Caminha para o Ministério da Defesa.

Tendo sido favorável a resposta do Ministério da Defesa aos nossos ofícios, fomos contatados para uma reunião dentro do Forte da Lagarteira com o Exmo. Senhor Almirante Cunha Lopes (Diretor Geral da Autoridade Marítima) e o Exmo. Senhor Comandante do Porto de Caminha.

Esta Junta de Freguesia, dentro da sua BOA FÉ, achou por bem convidar o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Caminha (Dr. Miguel Alves) a estar presente na reunião, pela importância da mesma, tendo este comparecido na data e hora marcada acompanhado pelo Exmo. Senhor Vice-Presidente (Eng. Guilherme Lagido).

Desta reunião, foi obtido o parecer favorável do Exmo. Senhor Almirante Cunha Lopes, tendo sido dito que não havia inconveniente na nossa pretensão desde que salvaguardados os interesses da Repartição Marítima naquele local. Estas três Entidades acordaram que, entre a Câmara Municipal e Junta de Freguesia, apresentariam um projeto para a reabilitação daquele espaço e outro para a realização de Eventos Culturais.

Tendo a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora tomado conhecimento de um protocolo de Concessão do Forte da Lagarteira aprovado em reunião de Câmara e após todo o esforço, dedicação e transparência que teve no decorrer deste processo, vem esta Junta demonstrar o seu descontentamento por não fazer parte do referido protocolo, nem ter sido informada da elaboração do mesmo por parte da Câmara Municipal de Caminha e Marinha.

Apesar deste desfecho esta Junta Freguesia reconhece a importância do protocolo para Vila Praia de Âncora e sua População, congratulando-se por este importantíssimo Património vir a ser disfrutado por todos os Ancorenses e nossos visitantes.

Esta Junta de Freguesia tem por direito próprio fazer este comunicado aos Ancorenses, visto que o Forte da Lagarteira se encontra dentro da sua área geográfica.”

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares