O Presidente da Câmara de Caminha revelou hoje que o balcão da Caixa geral de Depósitos em Vila Praia de Âncora já não vai encerrar.
Em declarações à Rádio Caminha, Miguel Alves deixou a garantia que aquela agência foi definitivamente excluída da lista dos balcões a encerrar por parte do Conselho de Administração da CGD até 2020.
O autarca socialista considerou esta notícia uma “grande vitória” para Vila Praia de Âncora e a prova de que com “diálogo e serenidade” foi possível reverter uma decisão que iria prejudicar a população local.
Ainda assim, o presidente da Câmara de Caminha assegura que o município vai continuar vigilante
Esta decisão surge depois de o líder do executivo socialista ter reunido com o Administrador Executivo responsável pela organização da CGD em todo o país no sentido de tentar reverter a “putativa decisão” de encerrar a agência do banco estatal de Vila Praia de Âncora.
Recorde-se ainda que a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora promoveu um abaixo-assinado contra o encerramento da agência que reuniu mais de 2 mil assinaturas.
Segundo o plano de reestruturação acordado com a Comissão Europeia, a CGD fechará cerca de 25% dos balcões abertos ao público (com funcionários a atender clientes), passando de 651 para 470 ou 490 daqui a três anos. Já este ano o plano da CGD é de fechar 70 balcões.